Notícias

Exposição "Eu? Pretx!" retrata resistência de jovens negros em Festival Cultural

Publicada em 14/08/2019, às 14h51

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Circuito Cultural
Eu? Pretx
Exposição tem o objetivo de valorizar a identidade, a cultura e a resistência de jovens negros das periferias da Grande São Pedro (ampliar)
Divulgação/Circuito Cultural
Eu? Pretx
Mostra integra a programação do Festival Cultural e faz parte das comemorações do Dia do Folclore (ampliar)

O Circuito Cultural participa ativamente da programação em homenagem ao Dia do Folclore no Boulevard Shopping, em Vila Velha, dentro do Festival Cultural. Na última segunda-feira (12), aconteceu a abertura da exposição “Eu? Pretx!”.

A exposição fotográfica foi idealizada pelos fotógrafos e produtores Patrícia Borges e Stel Miranda e tem o objetivo de valorizar a identidade, a cultura e a resistência de jovens negros das periferias da Grande São Pedro, tendo como modelos os moradores dessa região.

"Jovens esses que, apesar da opressão, da perseguição, do ódio, da dor e toda grande e profunda injustiça contra eles, se dispuseram a mostrar para o mundo seu sorriso de cada manhã. Sua beleza ímpar, única e preta", afirmou Patrícia Borges, produtora cultural e fotógrafa.

Para Stel Miranda, a mostra joga um novo olhar sobre a juventude negra, tirando essa população do espectro da violência. "A exposição vai na contramão dessa realidade: jovens pretos de periferia de encontro com sua ancestralidade, mostrando ao mundo que estão vivos, ativos e na luta por um mundo mais justo e contra o racismo que mata todo dia".

Além da mostra, o público pode conferir a apresentação musical do projeto “PretaÔ”, formado pelos artistas Jéssica Vago e Jairo Hortêncio, abrangendo as vertentes e linguagens da Música Popular Brasileira (MPB) e afrobrasileiras.

A exposição ficará disponível até o dia 1° de setembro e está localizada em frente ao CAT – Centro de Atendimento ao Turista no Boulevard Shopping Vila Velha.


Voltar ao topo da página