Notícias

Vitória Cidade Limpa: ações de Educação Ambiental tomam conta da cidade

Publicada em 14/08/2019, às 07h39

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Formação Semmam
Alunos da Emef Aristóbulo Barbosa Leão participaram de formação do projeto Vitória Cidade Limpa com foco em resíduos sólidos (ampliar)

O projeto Vitória Cidade Limpa, desenvolvido pelos Centros de Educação Ambiental (CEA’s) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), estão em constantes atividades para levar informação, conscientização e formação para alunos, moradores e grupos organizados da cidade.

Nesta quarta-feira (14), por exemplo, educadores ambientais dos Centros de Educação da Mata da Praia e da Pedra da Cebola estarão na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira, para confecção de um jogo de tabuleiro com os alunos dos 8º anos do ensino fundamental, nesta quarta-feira (14). 

Palestra

No dia 6 de agosto, os CEA´s da Mata da Praia e do Parque Pedra da Cebola realizaram na Emef a palestra "Resíduos nas Águas" para alunos do 8º ano A e B. O projeto com foco em resíduos é desenvolvido desde o início do ano em toda a escola.

Mudança de hábitos

A educadora ambiental Maria Aparecida Drumond, do CEA da Mata Da Praia, e a geógrafa Solange Lins, do CEA do Parque Pedra da Cebola, ressaltam a importância de trabalhar a temática para a mudança de hábitos e valores em relação à questão dos resíduos.

"Precisamos fazer com que nossos alunos reflitam criticamente sobre uma questão tão importante e que é tão prejudicial ao meio ambiente e compromete a vida do ser humano", disse Maria Aparecida.

Divulgação Semmam
Formação Semmam
Pequenos estudantes do Cmei João Pedro de Aguiar tiveram noções de Educação Ambiental na Trilha do Fundo do Mar (ampliar)

Trilha sustentável

No dia 8, foi a vez dos pequeninos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro de Aguiar, em Jardim Camburi, receberem os educadores do CEA da REVIS da Mata Paludosa.

Os alunos do grupo 1 também estão trabalhando com o projeto Vitória Cidade Limpa e tiveram a oportunidade de aprender sobre resíduos com atividades lúdico-educativas.

Uma delas foi a Trilha do Fundo do Mar, confeccionada com reaproveitamento e que possui várias imagens do mar e resíduos. Os pequenos são convidados a caminhar pelo tapete e retirar aquilo que não pertence ao mar.

Separação de resíduos

No dia 9, os alunos do 9º ano das Emefs Paulo Reglus Neves Freire, de Inhanguetá, e Heloisa Abreu Júdice de Mattos, de Bela Vista, receberam formação sobre resíduos com a palestra do projeto Vitória Cidade Limpa, na Casa do Cidadão. Os participantes aprenderam a separar os resíduos, como acondicioná-los corretamente e como descartá-los de forma responsável e adequada.

Plantio 

Nesta terça (13), alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Renovação fizeram plantio de mudas na Unidade de Transbordo de Vitória utilizando o próprio composto orgânico produzido por eles através de composteiras domésticas.

Aprendizado

A educadora ambiental Osneia Peccoli informa que o trabalho possibilita que estudantes e comunidade possam ter acesso a informações importantes sobre os resíduos, como qual o caminho percorrido pelo resíduo quando sai da residência, o que são resíduos secos e úmidos, o que são e o que fazem as associações de catadores, como podemos reaproveitar os resíduos orgânicos em casa e realização de oficinas para reaproveitamento de materiais, como confecção de pufes com garrafas pet.


Voltar ao topo da página