Notícias

A Arte é Nossa: mural "O Bonde da História" ganha novas cores no Centro

Publicada em 13/08/2019, às 17h42

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Muro A Arte é Nossa
Cores pastéis originais do mural "O Bonde da História" estão sendo substituídas por cores vivas (ampliar)
Divulgação Semc
Muro A Arte é Nossa
Mural no Centro retrata 16 prédios históricos da capital (ampliar)

Intitulado de "O Bonde da História", um dos primeiros trabalhos realizados pelo projeto A Arte é Nossa está ganhando cara nova. Entregue em 2014, o mural, que retrata 16 prédios históricos da capital, entre eles a Fafi e o Theatro Carlos Gomes, está localizado no muro do estacionamento do Ministério da Fazenda, na avenida Princesa Isabel, esquina com a Barão de Itapemirim, no Centro.

O local está passando por um processo de reforma e restauro. As cores pastéis originais estão sendo substituídas por cores vivas.

O trabalho está sendo realizado por Antônio Natural, um dos artistas responsáveis pelo trabalho original ao lado de Dione. A intervenção recria – por um mural em relevo - o caminho feito pelo bonde no início do século XX, mas agora com um novo trajeto, que apresenta aos moradores e visitantes de Vitória alguns dos prédios históricos mais importantes da cidade.

Humanização de espaços públicos

O trabalho faz parte do projeto "A Arte é Nossa", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos e democratizar a produção artística local.

"As intervenções artístico-urbanas aproximam munícipes do seu universo por meio da arte. Nesse sentido, a reforma e o restauro desse trabalho artístico transformarão, agora com mais cores, o espaço público, contribuindo com o sentimento da comunidade em relação a esse espaço", disse a coordenadora do projeto, Fernanda Bellumat.


Voltar ao topo da página