Notícias

Ilha do Frade recebe formação sobre proteção de área ambiental

Publicada em 12/08/2019, às 15h34

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Mariana Garcia
Praia da Ilha do Frade
Objetivo é promover ações de sensibilização e limpeza dos oceanos e praias dentro do contexto do projeto Praia Limpa

Profissionais que atuam nos serviços de segurança e vigilância no bairro Ilha do Frade participarão, nesta terça-feira (13), da formação "Ilha do Frade no contexto da Área de Proteção Ambiental – APA Municipal Baía das Tartarugas: Educação Ambiental e Fiscalização Ambiental como ferramentas de prevenção às problemáticas socioambientais".

O encontro é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e contará com técnicos das gerências de Educação Ambiental e Fiscalização, Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas, além da Associação de Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra).

Geógrafo e técnico da Gerência de Educação Ambiental, Idelvon Poubel informa que o encontro é fruto das constantes interlocuções e parcerias estabelecidas entre a Semmam e a Samifra.

"O objetivo é promover ações de sensibilização e limpeza dos oceanos e praias dentro do contexto do projeto Praia Limpa, além de fazer abordagens de cunho educativo e informativo quanto às questões ambientais locais sentidas por porte da associação de moradores devido ao crescente volume de frequentadores das praias da Ilha do Frade".

Sensibilização

"A formação busca qualificar os profissionais que atuam prestando serviços de segurança e vigilância na Ilha do Frade, tornando-os potenciais atores de sensibilização quanto às questões ambientais locais junto aos frequentadores das praias da Ilha do Frade", afirmou a gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha. 

A Ilha do Frade ocupa um importante espaço ambiental em relação aos ecossistemas marinhos, compondo a recém a Área de Proteção Ambiental – APA Municipal "Baía das Tartarugas".

Programação

Dentro da programação da formação, estão previstas:

  • discussões acerca do “Histórico de formação do bairro”, por Talita Guimarães de Pinho, da Samifra;
  • "Apresentação da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal “Baía das Tartarugas”, pelo oceanógrafo da Semmam Paulo Rodrigues
  • abordagem sobre as “Ferramentas de prevenção às problemáticas ambientais: Diálogos entre Educação Ambiental e Fiscalização Ambiental”, conduzidas pelo geógrafo e educador ambiental Idelvon Poubel e pela gerente de Fiscalização da Semmam, Priscila Lígia Viana Alvarino.

Voltar ao topo da página