Notícias

Cras de Maruípe faz roda de conversa com famílias sobre cuidados na infância

Publicada em 09/08/2019, às 11h32

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Dia do Bebê Cras maruipe
Famílias receberam orientações sobre cuidados e direitos na primeira infância durante roda de conversa no Cras de Maruípe
Guiomedce Paixao
Dia do Bebê Cras maruipe
Juliana Marques participou da ação acompanhada da filha Alice

Famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Maruípe participaram de uma roda de conversa sobre "Direitos na primeira infância", na tarde desta última quinta-feira (8).

O evento teve a parceria da Igreja Batista do Centro e contou com a presença da advogada Suellen dos Santos Gonçalves. Também houve a participação das psicólogas Elizabete Will e Roberta de Abreu Pacheco e da assistente social Grasielly Ribeiro de Souza, que acompanham o dia a dia dessas famílias.

"Esse é um momento de integração, em que podemos falar sobre educação e convivência com nossos filhos. Sou mãe de quatro filhos e já tenho três netas, sendo duas especiais. A minha filha mais nova, Alice, brinca muito com o meu filho de 12 anos. Minha casa vive cercada de criança", disse Juliana Marques de Araujo, de 42 anos, ao lado de Alice, de 1 ano e 9 meses.

Filhos

"Filho pode até dar trabalho, mas é muito bom. São umas maravilhas. Uma bênção de Deus", disse Carla Diane dos Santos, de 35 anos, mãe de dois filhos (Maitê, de 3 meses, estava a acompanhando na ação).

"Minha filha, Maíra (de 2 meses) foi um milagre de Deus em minha vida. Com certeza foi a maior bênção que eu poderia ter. Fiquei em trabalho de parto das 10 horas até o dia seguinte às 22h30, com 10cm de dilatação. Quando eu não estava mais tendo forças, ela nasceu de parto normal", afirmou Marcela Conceição Silva Teixeira, 38.

Desenvolvimento

Psicólogas do Cras, Elisangela Will e Roberta de Abreu Pacheco reforçaram a importância desse diálogo para os cuidados com os filhos.

"A forma como vocês cuidam dos seus filhos influenciará na personalidade deles. É importante, além de carinho, amor e atenção, estimular o desenvolvimento e as superações diárias deles", explicou Elisangela.

"A ação foi muito importante para explicar e garantir os direitos e cuidados na infância. Explicamos também que esses veículos afetivos desse o nascimento até a primeira infância - de 0 a 6 anos - podem causar um melhor desenvolvimento psicólogico, emocional, intelectual e cognitivo das crianças no futuro", complementou Roberta.

"O período de 0 a 6 anos é o período em que a criança mais precisa dos pais por perto. Assim, ela consegue viver a primeira infância muito melhor e mais sadiamente. Proporciona um bem-estar enorme para criança e ela fica e se torna mais fortalecida", declarou a assistente social do Cras, Grasielly Ribeiro de Souza.

Direitos

"Conscientizamos as famílias sobre os direitos das crianças, como, por exemplo, ter o sobrenome do pai no registro na certidão de nascimento. Muitas das mães não sabem ainda como proceder. Isso pode ser que afete o desenvolvimento da criança. É importante a figura masculina na vida dos filhos. Também explicamos os critérios para conseguir a Bolsa Família e a pensão alimentícia", ponderou a advogada Suellen dos Santos Gonçalves.

Guiomedce Paixao
Dia do Bebê Cras maruipe
"Filho pode até dar trabalho, mas é muito bom. São umas maravilhas", afirmou Carla Diane, mãe de Maite
Guiomedce Paixao
Dia do Bebê Cras maruipe
"Minha filha, Maíra (de 2 meses) foi um milagre de Deus em minha vida", declarou Marcela Conceição

Voltar ao topo da página