Notícias

Alunos do curso de barbeiro vão atender pessoas em situação de rua

Publicada em 08/08/2019, às 17h30

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
ALBERGUE DO IMIGRANTE
Atendidos no Albergue para Migrantes serão beneficiados com corte de cabelo e barba

Em comemoração ao Dia dos Pais, os usuários do Albergue para Migrantes, localizado em Mário Cypreste, vão receber, nesta sexta-feira (9), das 13 às 17 horas, a visita dos alunos do curso de barbeiro do projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado, desenvolvido pela Gerência de Qualificação do Trabalhador em parceria com o Procon Vitória.

O albergue faz o atendimento de pessoas adultas em situação de vulnerabilidade social que estão em trânsito pelo município de Vitória. No local, os alunos do curso vão realizar os trabalhos pertinentes à atividade profissional, como corte de cabelo, barba, preparação da pele e higienização do couro cabeludo.

Na próxima segunda-feira (12), os alunos vão levar o atendimento para os assistidos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), espaço no qual pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar.

Cidadania

O titular da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Bruno Toledo, disse que é fundamental incentivar e promover ações transversais entre as gerências da Semcid e com as demais secretarias municipais.

"Assim, fortalecemos as políticas públicas municipais e construímos novas e mais ações de cidadania e direitos humanos dentro do município de Vitória", destacou ele.

Vivência e integração

Para a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Oliveira, levar esse serviço aos usuários dos espaços da rede socioassistencial do município é uma forma de atuar em duas frentes: proporcionar aos alunos a vivência prática do ofício e promover a integração das políticas públicas municipais de forma ainda mais efetiva.

Na avaliação do coordenador de Formação Profissional, Ednelson José Pereira dos Santos, a aula prática do curso contribui para o desenvolvimento das habilidades experimentais ligadas ao processo de ensino, bem como a experiência facilita a fixação dos conteúdos repassados na sala de aula.

Curso

O curso de barbeiro acontece regularmente no Centro de Formação Ludovico Pavoni, em Santo Antônio, e conta com a participação de 15 alunos. As aulas, que começaram no início de julho, terminam no dia 4 de setembro.


Voltar ao topo da página