Notícias

Mais seis famílias de Vitória ganham bônus moradia e adquirem casa própria

Publicada em 08/08/2019, às 10h43

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Bônus Moradia
Luciano Rezende e Sérgio Sá fizeram a entrega do Bônus Moradia para as famílias beneficiárias durante solenidade no Palácio Municipal (ampliar)

O início do mês de agosto foi marcado com muita alegria para mais seis famílias de Vitória. Por meio do projeto Bônus Moradia, esses moradores, que antes viviam em áreas de risco geológico grave ou em situação de rua, agora moram em um imóvel seguro e de qualidade.

Em um evento que aconteceu no Palácio Municipal, nesta quarta-feira (7), a Prefeitura de Vitória entregou seis cartas de crédito às famílias.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, do secretário municipal de Obras e Habitação e vice-prefeito, Sérgio Sá, famílias beneficiárias e equipe da Semohab.

"Entregamos várias obras na cidade. Mas é sempre um momento muito especial para todos nós quando a gente entrega uma casa própria para uma família morar. Não há nada mais importante para uma família que a sua casa própria. Todos aqui estão saindo do aluguel social para sua casa, e isso é motivo de muita alegria para todos nós", afirmou o prefeito Luciano Rezende.

O prefeito Luciano Rezende ainda destacou que esse trabalho tem um percurso muito longo até chegar a essas cartas de crédito. "Quando a gente chega a entregar esse documento, há um trabalho longo de cartório, legalização, entrevistas e acompanhamento das condições sociais", lembra.

Política habitacional

"A política habitacional de Vitória tem o compromisso de proporcionar moradia digna e de qualidade àqueles que mais precisam. Fico muito feliz em saber que hoje mais seis famílias da nossa capital vão morar com segurança em suas casas", disse o secretário municipal de Obras e Habitação e vice-prefeito, Sérgio Sá.

Ele disse ainda que, desde a implantação do projeto, já foram entregues 287 casas de qualidade à população mais carente. "Vitória é uma cidade pequena, com pouca capacidade de construção de casas populares. Então, quando a gente abre uma possibilidade de o município comprar casas já construídas, a gente consegue oferecer a um maior número de pessoas moradias dignas. Isso é fruto de muito trabalho", completou o vice-prefeito.

Sonho

"Você sabe como é difícil a luta de quem quer sair do mundo das drogas, que acabam jogando você na rua. Graças a Deus e à Prefeitura, eu consegui sair das ruas e hoje recebo minha casa própria", disse Antônio Carlos Oliveira, um dos beneficiários do projeto.

Rafael Santana também conseguiu sua casa própria. "Estou muito feliz por ter alcançado meu sonho. Sou muito agradecido a toda a equipe da Prefeitura de Vitória, que trabalhou para realizar o sonho da casa própria de toda essa gente que está aqui", disse.

Projeto

O projeto Bônus Moradia assegura moradia de qualidade às famílias que residem em área de risco grave ou de preservação ambiental em Vitória.

Ele é coordenado pela Semohab e funciona como uma carta de crédito entregue diretamente ao vendedor do imóvel no ato da assinatura do contrato. O valor do cheque pode chegar a R$ 60 mil.

Outra característica importante é que o próprio beneficiário se responsabiliza por encontrar a casa em que vai morar, podendo ser em qualquer lugar do Espírito Santo, o que possibilita mais autonomia às famílias.

É imprescindível que a casa não esteja em área de risco geológico ou de interesse ambiental, seja em alvenaria, possua portas, janelas, telhados ou lajes em bom estado de conservação, tenha boa iluminação e ventilação e seja atendida pelas concessionárias de serviço público (energia e água).


Voltar ao topo da página