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Estudantes da Emef Maria Leonor Pereira fazem oficina de vídeo

Publicada em 07/08/2019, às 16h47 | Atualizada em 07/08/2019, às 18h12

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Oficina de vídeo
Atividade propôs aos alunos pensar e planejar elementos narrativos para elaboração de vídeos e conteúdos audiovisuais (ampliar)
Divulgação Seme
Oficina de vídeo
Oficina permitiu que estudantes conhecessem técnicas de vídeo e também simulassem um set de gravação (ampliar)

Com o intuito de promover o conhecimento a partir do universo audiovisual, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu uma oficina de vídeo para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, em Santa Lúcia.

A atividade propôs aos alunos pensar e planejar elementos narrativos para elaboração de vídeos e conteúdos audiovisuais, levando-os a conhecer também, de maneira lúdica e divertida, aspectos históricos e técnicos acerca do cinema e da fotografia.

Os estudantes puderam aprender e praticar questões como enquadramento, tipos de plano e manuseio de equipamentos, além de receber dicas sobre produção, desenvolvimento textual e roteirização.

Realizada pela equipe de Comunicação da Seme, a oficina ainda tratou das peculiaridades de um set de gravação, bem como a importância do áudio e da organização do material captado.

Entusiasmo

Parte fundamental do processo de criação e desenvolvimento audiovisual, a interpretação, o domínio das emoções, a respiração e a dicção também foram abordados com os estudantes, que se entusiasmavam a cada tópico.

"Achei muito legal ficar na função de câmera, tive até a sensação de ser um câmera profissional", disse o estudante Guilherme Rocha.

Junto com os colegas de turma, ele pôde experimentar como é estar em um set de filmagem e realizar a gravação de um curta-metragem.

"Muita gente não sabe como é atuar, filmar ou como funciona um ambiente de gravação, e com a oficina nós aprendemos muito sobre isso", completou o aluno, do 7º ano B.

Metodologia

A oficina de vídeo para os estudantes da rede municipal de ensino foi pensada no âmbito social e pedagógico do audiovisual, sendo dividida em duas partes: teoria e prática.

A atividade tem como fundamentação o paradigma da “Educomunicação”, que é um campo teórico-prático de intervenções a partir de linhas básicas, como educação para a mídia, o uso das mídias na educação, conteúdos educativos e gestão democrática de mídias.


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