Notícias

Profissionais da Educação participam de curso de altas habilidades

Publicada em 05/08/2019, às 16h09

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Formação altas habilidades
Servidores de Cmeis e Emefs iniciaram curso sobre altas habilidades e superdotação no auditório da Seme (ampliar)
Divulgação Seme
Formação altas habilidades
Formação aborda práticas educacionais compatíveis com necessidades dos estudantes da rede identificados nas áreas de altas habilidades e superdotação (ampliar)

Novos profissionais de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) estão participando do curso "Altas Habilidades e Superdotação".

O objetivo é disseminar conhecimentos sobre o tema entre os servidores da rede municipal, as comunidades escolares e as famílias dos estudantes.

A formação é ofertada para profissionais dos Cmeis e Emefs, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de pedagogos e coordenadores de turno. A carga horária será de 60 horas, sendo 24 horas presenciais e 36 horas não presenciais, na Plataforma VixEduca.

A aula inaugural do curso aconteceu na última quinta-feira (1º), com encerramento do curso previsto para outubro. Toda a carga horária presencial será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé.

Inclusão

A formação irá abordar as práticas educacionais compatíveis com as necessidades dos estudantes da rede identificados nas áreas de altas habilidades e superdotação.

"O curso permite ao professor e aos demais profissionais conhecer as necessidades cognitivas, sociais e afetivas de cada estudante. Esse cuidado faz com que eles se sintam como parte da escola, garantindo, assim, a sua permanência e seu interesse pelos estudos", explica a coordenadora de Educação Especial, Ana Lúcia Sodré de Oliveira.

Capacitação

"Nunca fiz um curso com essa temática. Muitas das vezes percebemos um ‘algo a mais’ em algumas crianças, por isso estou muito contente em participar do curso", disse a professora Marielen Bolonini, do Cmei Lídia Rocha Feitosa.

"Me inscrevi no curso em busca de conhecimento e aperfeiçoamento para aprender a identificar alunos com altas habilidades e ajudá-los na prática", pontuou a professora Margareth Almeida, da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira.


Voltar ao topo da página