Notícias

Circuito Cultural leva ações para evento do Dia do Folclore

Publicada em 02/08/2019, às 18h36

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Tiago Samora/Divulgação
Circuito Cultural
Núcleo de Capoeira fará apresentações no evento
Tiago Samora/Divulgação
Circuito Cultural
Núcleo de Danças Urbanas também participará da ação

Comemorado em 22 de agosto, o Dia do Folclore celebra as músicas, danças e festas populares de uma cultura ou região. Para marcar a data, o projeto Circuito Cultural é um dos convidados para participar do Festival Cultural Capixaba, entre este sábado (3) e o dia 1º de setembro, no Shopping Boulevard, em Vila Velha.

O evento terá apresentações artísticas e oficinas do projeto, que é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

"A participação do Circuito Cultural no Festival Cultural Capixaba mostra claramente a política pública de promoção, acesso e fortalecimento dos bens culturais do projeto. Esse intercâmbio mostra a legitimidade e o envolvimento de todos na construção do projeto, além de ser uma vitrine e uma referência de política pública de cultura", disse Lena Cogo, gerente do Circuito Cultural.

Programação

A programação se estende durante todo o mês de agosto. Neste sábado (3), a partir das 15 horas, a banda Amores da Lua realiza uma apresentação e cortejo. O Núcleo Produtivo dos Ícones da Cultura Capixaba, desenvolvido no Circuito Cultural, fará exposição dos produtos.

Na terça (6) e na quinta (8), a partir das 15 horas, acontece a oficina dos Ícones da Cultura. No sábado (10), às 15 horas, acontece a apresentação do Núcleo de Capoeira do Circuito Cultural. Na terça (13) e quinta (15), acontece a oficina de produção de berimbau e caxixi, também organizada pelo Núcleo de Capoeira.

No sábado (17), a partir das 15 horas, é a vez da apresentação do Núcleo de Danças Urbanas. Também acontece a exposição fotográfica "Eu? Pretx!", além de desfile e intervenção artística.

Na terça (20) e na quinta (22), a partir das 15 horas, acontece a oficina de tranças e turbantes, com as oficineiras Jupiara Silva e Paula. A proposta é ensinar técnicas de tranças e turbantes, penteados ancestrais que ganharam notoriedade nos últimos anos.

No sábado (24), a partir das 15 horas, acontece a apresentação da banda de congo Panela de Barro. Na terça (27) e na quinta (29), haverá oficina e exposição de panelas de barro. Encerrando a programação, no dia 1º de setembro, haverá bandas de congo Mestre Honório e Raízes da Barra e contação de histórias.

As oficinas têm vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e acontecem na loja da Central de Atendimento ao Turista (CAT), no 2º andar do shopping. Todo evento é gratuito.


Voltar ao topo da página