Notícias

Ação vai reforçar conscientização sobre uso de patinetes

Publicada em 04/07/2019, às 18h40

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Setran
patinete
O trabalho será realizado em conjunto por técnicos da Setran, equipe do Papo da Cidade e Guarda Municipal

Reforçadas desde maio, as ações de sensibilização sobre o uso adequado dos patinetes e de bicicletas compartilhadas terão sequência, nesta sexta-feira (5), às 16 horas, em frente à concessionaria BMW, em Jardim da Penha, sentido Terceira Ponte.

O trabalho será realizado em conjunto por técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), equipe do Papo da Cidade e Guarda Municipal.

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim, a ação visa sensibilizar não somente aqueles que usam patinetes elétricos ou bikes compartilhadas, mas também equipamentos particulares. Ela destaca que a intenção do município não é punir, mas alertar sobre o modo correto de uso.

Vantagens

A secretária destacou ainda que as pessoas que usam patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas puderam fazer sugestões para aprimorar esse modal e os resultados serão conhecidos em breve.

"É um modal novo. Precisa de tempo e de ajustes para que seja usado adequadamente e sem prejuízo a ninguém. Pelo contrário, os patinetes, assim como as bikes, vieram para agregar e têm sido sucesso em vários países. Por que não ser utilizado aqui em nossa cidade, que é linda e geograficamente possui tantas vantagens? Amanhã será mais um dia para junto com a equipe do Papo da Cidade tiramos dúvidas e ouvir mais sugestões”, destacou Ana Elisa.

No dia 29 de maio a mesma ação ocorreu na praia de Camburi. No dia 30 de maio, próximo ao Banco do Brasil, Praia de Camburi, no dia 12 de junho, Jardim da Penha na avenida Fernando Ferrari, no dia 18 de junho no final da praia de Camburi e emfrente à Ufes, no dia 1º de julho.

Papo da Cidade

A equipe do Papo da Cidade, que é um programa de comunicação direta da Prefeitura de Vitória com os cidadãos, também estará em ação e seus técnicos farão trabalho de corpo a corpo. As abordagens servirão para que as pessoas compreendam que, somente seguindo as regras e respeitando outros usuários e os pedestres, o serviço funcionará adequadamente.

De acordo com a gerente do Papo da Cidade, Veruska Pinheiro, as pessoas necessitam de informações e conhecimento. "Como os novos modais são usados para lazer e passeios também, alguns usuários imaginam que podem usar de qualquer maneira. A segurança de todos deve ser resguardada. Não se pode chegar à velocidade que se deseja sempre. Esperamos poder abordar pessoas buscando se adequar aos novos e importantes modais", destacou Pinheiro.

Adaptação

De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos, é importante que a cidade ofereça a melhor condição de uso dos patinetes e bikes para incentivar que as pessoas utilizem cada vez mais o transporte alternativo e sustentável.

"O município está com suas equipes orientando os moradores. Todos devem colaborar para termos um trânsito seguro seguindo a lei e com bom senso. Queremos que mais empresas operem na cidade e que o morador deixe o carro em casa e utilize transportes sustentáveis para pequenas distâncias, em especial num município tão belo como Vitória", afirmou Márcio Passos.


Voltar ao topo da página