Notícias

Vitória vai participar de pesquisa nacional do Programa Vida no Trânsito

Publicada em 26/09/2018, às 17h18

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Reunião sobre o Projeto
Reunião na PMV tratou da pesquisa que vai avaliar os resultados das ações do Programa Vida no Trânsito
Carlos Antolini
Reunião sobre o Projeto
Reunião aconteceu porque Vitória foi sorteada para participar da pesquisa

Vitória é uma das 14 capitais do País sorteadas para participar de uma pesquisa que vai avaliar o resultado das ações do Programa Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O coordenador técnico da pesquisa no Brasil, Otaliba Libânio de Morais Neto, esteve na Prefeitura nesta quarta-feira (26) e explicou como o trabalho vai ser realizado.

"Nós vamos focar em dois fatores de risco nacionais: 'beber e dirigir' e 'velocidade excessiva'. Os indicadores finais serão número de mortes e de internações hospitalares. O Ministério da Saúde quer saber se o Programa Vida no Trânsito tem tido os resultados esperados".

O encontro foi promovido pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), por meio do Observatório de Indicadores, e teve a participação de representantes da Polícia Militar, do Detran, da Guarda Municipal de Vitória, da Secretaria de Estado de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e também da Ufes.

Etapas

Na primeira etapa, motoristas serão convidados a participar da pesquisa durante as blitze, sendo importante saber, por exemplo, quem bebeu e dirigiu, idade e sexo do condutor. Os pesquisadores também vão fazer a pesquisa em pontos de grande aglomeração de pessoas.

Cidade Educadora

A pesquisa "Vida no Trânsito" faz parte das ações do Programa Cidade Educadora, uma das diretrizes da Prefeitura de Vitória. "A pesquisa vai permitir que a gente tenha um conhecimento mais aprofundado dos fatores de risco para acidentes de trânsito na capital e, dessa forma, direcionar as ações para deixar o trânsito mais seguro", afirmou o assessor interino do Observatório de Indicadores, Ramires Maurício Brilhante.

Programa Vida no Trânsito

A Prefeitura de Vitória investe no Programa Vida no Trânsito em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A iniciativa faz parte da programação da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo, até 2020, diminuir acidentes nos 10 países que concentram metade das mortes no trânsito registradas em todo o mundo. O Brasil é o quinto no ranking, atrás de China, Índia, Rússia e Estados Unidos.

A coordenadora municipal do programa, Jacira dos Anjos Pereira, ressaltou a importância da pesquisa. "Por meio do Programa Vida no Trânsito, a Prefeitura realiza várias ações de conscientização, e a pesquisa vai mostrar o resultado desse trabalho e ainda apontar diretrizes para as próximas condutas que iremos tomar".


Voltar ao topo da página