Munícipes podem marcar dia para emitir a Carteira de Identidade na Casa do Cidadão
O agendamento eletrônico para atendimento no setor de emissão de Carteira de Identidade (RG) na Casa do Cidadão, em Itararé, foi retomado na última segunda-feira (24). Dessa maneira, quem precisar solicitar a 1ª ou 2ª via do documento deve acessar o endereço agendamento.vitoria.es.gov.br, escolher o serviço "Carteira de Identidade", preencher os dados solicitados e imprimir - ou anotar - o horário agendado gerado pelo sistema.
A subsecretária de Promoção da Cidadania e Prevenção à Violência da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Juliana Sardenberg, explica que a suspensão do agendamento pela internet foi uma solicitação da Polícia Civil, responsável pelo serviço de emissão do documento.
"O serviço de emissão de RG é uma parceria da Prefeitura de Vitória com a Polícia Civil. No final de agosto, o parceiro nos solicitou que suspendêssemos o agendamento porque eles estavam com dificuldades de reposição de material. O problema já foi resolvido e, nesta segunda, o agendamento eletrônico estará de volta".
Tolerância de 15 minutos
Juliana Sardenberg esclarece ainda que os agendamentos são vinculados ao CPF. "O cidadão pode marcar atendimento para o dia seguinte ou até cinco dias úteis subsequentes. Há uma tolerância de 15 minutos de atraso. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias", explica.
Carteira de Trabalho
Elizabeth Nader
Serviço de emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) da Casa do Cidadão voltou a operar
O serviço de emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) da Casa do Cidadão voltou a operar. Entretanto, devido à manutenção do sistema de CTPS WEB 3.0 extranet do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o atendimento está reduzido pela metade.
Para solicitar o documento, não é necessário agendamento. Basta comparecer ao local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. No entanto, o atendimento no setor encerra às 17 horas. Sardenberg explica que diariamente estão sendo atendidas cerca de 30 pessoas.
"Como o sistema do MTE permanece instável e, algumas vezes, fica fora do ar, estamos com um pouco de dificuldade para a emissão da Carteira de Trabalho. Mesmo assim, não deixamos de atender a população. Contudo, orientamos que, neste momento, somente aqueles que não podem mesmo aguardar a normalização do sistema busque pelo atendimento", aconselha.