
Dengue: conscientização é maior aliada no combate ao mosquito
Você tem papel fundamental no combate à dengue. Junte-se a nós para vencer essa doença! Vasinhos de plantas, calhas, ralos abertos, caixas ou tonéis de água destampados, lixo mal acondicionado... Estudos recentes de monitoramento sobre o mosquito Aedes aegypti apontam que esses são os principais criadouros desse inseto, responsável por transmitir o vírus da dengue, além da zika e da chikungunya.
-
Números de dengue, zika e chikungunya ficam estáveis mas ainda geram preocupação
(09/05/2023, às 15h20)Segundo os últimos boletins epidemiológicos do Espírito Santo e de Vitória, os números de novos casos de dengue, zika e chikungunya têm se mantido estáveis, deixando de subir nas últimas semanas. Contudo, a preocupação agora é com os casos de chikungunya, doença com sintomas semelhantes à dengue, mas que, em sua forma crônica, pode deixar a pessoa incapaz de realizar simples tarefas de rotina, devido à dor intensa provocada no paciente.
-
Dengue: Mutirão de combate vistoria 802 imóveis em Goiabeiras e Maria Ortiz
(02/05/2023, às 16h40)Vitória está unida no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (29), aconteceu a quarta edição do mutirão nos bairros Maria Ortiz e Goiabeiras. Durante a ação, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) visitaram 802 imóveis, realizaram o tratamento de 1.498 depósitos e colocaram tela em 16 caixas d'água.
-
Carro "fumacê" circulará por mais 45 bairros de Vitória em maio
(28/04/2023, às 15h30)Mais uma ação de reforço no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti! Em maio, a a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), irá percorrer mais de 45 bairros da capital, realizando a pulverização de inseticida - o Ultra Baixo Volume (UBV pesado) -, mais conhecido como fumacê.
-
Dengue: sábado (29) tem mutirão contra o mosquito em Maria Ortiz e Goiabeiras
(27/04/2023, às 11h50)Neste sábado (29) será a vez dos bairros Maria Ortiz e Goiabeiras receberem o mutirão de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, que acontecerá a partir das 7h30, contará com o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e com a equipe de limpeza da Central de Serviços.
-
Dengue: combate aos focos do mosquito são fundamentais para enfrentar a doença
(18/04/2023, às 17h15)Os últimos dados apontam que o número de casos de dengue em Vitória e em diversas outras cidades do país, já superaram todo o ano de 2022, nos primeiros meses de 2023. De janeiro a março deste ano, Vitória registrou 8.885 casos da doença e, segundo o último Levantamento Rápido do Índice do Aedes aegypti (LIRAa), a maioria dos criadouros está relacionado a hábitos culturais das pessoas como o descarte irregular de lixo em terrenos baldios, o uso de pratinhos para plantas, ralos não usados mas abertos, caixas d'água parcialmente tampadas ou usadas para coleta de água de chuva e calhas.
-
Dengue: saiba quais os principais sintomas e formas de prevenção
(10/04/2023, às 14h55)Apesar do tamanho, o mosquito Aedes aegypti não é um inseto inofensivo: como vetor principal de transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya, ele se tornou o responsável pela epidemia de dengue pela qual o Espírito Santo vem passando. Somente nos primeiros três meses deste ano, Vitória já notificou 8.885 casos de dengue. Com o número cada vez maior de pessoas contraindo a doença, é importante ficar atento aos sintomas que demandam atendimento médico.
-
Dengue: conscientização é maior aliada no combate ao mosquito
(04/04/2023, às 12h00)Você tem papel fundamental no combate à dengue. Junte-se a nós para vencer essa doença! Vasinhos de plantas, calhas, ralos abertos, caixas ou tonéis de água destampados, lixo mal acondicionado... Estudos recentes de monitoramento sobre o mosquito Aedes aegypti apontam que esses são os principais criadouros desse inseto, responsável por transmitir o vírus da dengue, além da zika e da chikungunya. Em comum a todos esses criadouros estão as residências das pessoas, indicando que muitos hábitos, aparentemente inofensivos, na verdade são decisivos para a presença ou não de mosquitos em casas e regiões.
-
Guerra contra o mosquito: Fumacê percorrerá mais de 60 bairros em abril
(03/04/2023, às 16h50)Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vem utilizando os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, e também a aplicação portátil de remédio em becos e escadarias.
-
Prefeitura de Vitória utiliza drone no combate ao mosquito Aedes aegypti
(27/03/2023, às 17h35)Tecnologia a favor da Saúde! A Prefeitura de Vitória passa a utilizar mais um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. A partir de agora, drones serão utilizados para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes. O drone irá sobrevoar os locais que apresentam maior incidência da doença e fazer a captura de imagens para identificação de situações de risco, como terrenos baldios, casas onde exista acúmulo de água em objetos que possam servir como criadouros do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
-
Mutirão contra o mosquito da dengue: conscientização para vencer esse desafio
(25/03/2023, às 13h45)Você já sabe, mas é sempre bom reforçar: prevenir a dengue é um compromisso de todo mundo! Manter caixas d'água, tonéis e cisternas limpos e fechados; não utilizar pratinhos em vasos de planta; limpar bem as calhas e não deixa água acumular na laje; usar tela nos ralos de casa ou aquele modelo "abre e fecha", deixando fechado quando não estiver usando; lave sempre a vasilha de água do seu animal de estimação; descarte o lixo corretamente e armazene garrafas e pneus de forma que não cumulem água.
-
Vitória promove mais um mutirão de combate ao mosquito da dengue neste sábado
(24/03/2023, às 12h35)No próximo sábado (25), a Prefeitura de Vitória promove mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, agora, nos bairros da Penha, Itararé e São Benedito. Em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Central de Serviços, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de Saúde e equipe de limpeza estarão nesses bairros recolhendo entulhos e lixo deixados nas calçadas, explicando à população sobre principais formas de combater o mosquito e orientando a respeito dos sintomas da dengue.
-
Guerra contra a dengue: Vitória nomeia mais 120 médicos efetivos
(23/03/2023, às 15h20)Uma força-tarefa para reforçar a equipe da rede de saúde em um momento no qual os números da dengue causam grande preocupação. Para dar ainda mais celeridade nos atendimentos a esses casos e também a outras enfermidades, em um ato inédito, na manhã desta quinta-feira (23), em uma única vez, a Prefeitura de Vitória nomeou 120 médicos aprovados em concurso público.
-
Sábado (11) é dia de mutirão de combate ao mosquito em Vitória
(10/03/2023, às 08h00)Vitória unida no combate ao mosquito! Mais um mutirão de combate ao Aedes Aegypti será realizado pela Prefeitura de Vitória. Neste sábado (11), a ação acontece nos bairros Consolação e Gurigica, a partir das 7h30, com a participação dos Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e equipe de limpeza da Central de Serviços.
-
Enfermeiros e médicos de Vitória são qualificados para atender casos de dengue
(03/03/2023, às 16h35)Teve início nesta sexta-feira (3) o curso de atualização Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo, voltado para enfermeiros e médicos que atuam em unidades básicas de saúde e prontos atendimentos de Vitória. Disponível no formato de Educação à Distância (EaD), o curso possui carga horária de 10 horas e será realizado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). A previsão é de que todos os profissionais participem das aulas até o final de março, conforme determina a Resolução 002/2023 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
-
Vitória divulga roteiro do fumacê para o mês de março
(02/03/2023, às 18h00)Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vem utilizando os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, e também a aplicação portátil de remédio em becos e escadarias.
-
Mutirão: 800 casas e 400 depósitos visitados no combate ao mosquito Aedes
(25/02/2023, às 13h05)Vitória unida no combate ao mosquito! Com o objetivo de incentivar toda a sociedade a contribuir com ações de combate ao mosquito, teve início, na manhã deste sábado (25), uma grande ação de mobilização de combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.
-
Vitória intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (25)
(24/02/2023, às 12h20)Em mais uma ação de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde e Central de Serviços, realiza, a partir do dia 25 de fevereiro (sábado), uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.
-
Estudo mostra que principais criadouros da dengue estão em residências
(13/02/2023, às 14h50)Vasinhos de plantas, calhas, ralos abertos, caixas ou tonéis de água destampados, lixo mal acondicionado... Segundo os últimos estudos, de monitoramento sobre o mosquito Aedes aegypti, esses são os principais criadouros desse inseto, responsável por transmitir os vírus da dengue, da zika e da chikungunya. Em comum a todos esses criadouros estão as residências das pessoas, indicando que muitos hábitos, aparentemente inofensivos, na verdade são decisivos para a presença ou não de mosquitos em casas e regiões.
-
Fumacê reforça as ações de combate ao mosquito em Vitória
(01/02/2023, às 14h05)As ações de combate aos mosquitos não param em Vitória! Como reforço às ações de combate Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), utiliza os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê.
-
Fumacê vai percorrer mais de 40 bairros de Vitória em janeiro
(04/01/2023, às 14h45)Durante o verão, quando o clima quente e com chuvas frequentes se torna ideal para a proliferação de mosquitos, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) reforçam suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por isso, durante o mês de janeiro, 44 bairros da Capital receberão o serviço de aplicação especial de inseticida, popularmente conhecido como fumacê.