Saiba como requerer o seguro-desemprego

Elizabeth Nader
Atendimento na Agência Municipal do Trabalhador

O seguro é um benefício de assistência financeira temporária oferecido ao trabalhador que ficou desempregado. O benefício varia de acordo com a faixa salarial e pode ser pago em até cinco parcelas, conforme o tempo de trabalho do beneficiário.

Para ter acesso ao seguro-desemprego, o trabalhador precisa fazer o agendamento on-line, em agendamento.vitoria.es.gov.br e escolher o item “Trabalhador” e em seguida “Seguro-desemprego” e clicar em “Próximo” e seguir o passo a passo.

Será preciso fornecer o nome completo, o CPF e um número de telefone. O agendamento é pessoal e intransferível. Serão realizados 60 agendamentos diários. Após o agendamento, no dia marcado, o trabalhador para dar entrada e ter acesso ao seguro-desemprego deverá comparecer à Agência Municipal do Trabalhador (AMT) munido dos seguintes documentos originais:

  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Requerimento de seguro-desemprego via WEB, fornecido pela empresa
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), fornecido pela empresa;
  • Comprovante de saque do FGTS ou extrato analítico de conta do FGTS atualizado (fornecido pela Caixa Econômica Federal);
  • Comprovantes de escolaridade e residência.

A documentação é analisada por um atendente da AMT e, estando corretas as informações, é encaminhada para a habilitação do seguro. Cada caso é analisado com base nos critérios para concessão do benefício estipulados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em caso de deferimento, define-se o valor mensal e por quanto tempo o trabalhador receberá o benefício.

O valor mensal mínimo a ser concedido ao trabalhador é de um salário mínimo e o máximo, de dois salários mínimos. Já o número de parcelas varia entre três e cinco. Mais informações na página da internet do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mais informações: (27) 3132-5310.

Última atualização em 12/04/2019, às 18h22.

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