Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


CapsI é Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil

Samira Gasparini

Centro de Atendimento Psicológico Social Infantil

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CapsI) realiza o acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes, moradores de Vitória, com idade entre 0 e 18 anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes.

Serviços

A assistência às crianças e adolescentes é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde e que prestam atendimento integrado.

São oferecidas diferentes modalidades de tratamento, dependendo das necessidades de cada uma delas. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, sendo que não se trata de uma unidade de internação já que após as atividades, as crianças e adolescentes retornam para casa.

Equipe

A equipe do CapsI é formada por médicos pediatras e psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, arteterapeuta, musicoterapeuta, técnico esportivo, técnicos e auxiliares de enfermagem e assistente administrativo.

Como acessar

O acesso aos serviços do CapsI é realizado, preferencialmente, por meio de encaminhamento das unidades de saúde de todas as regiões de Vitória. Por isso, antes de procurar o Centro, a criança ou adolescente pode ser avaliado por profissionais da unidade de saúde que atende ao seu bairro de moradia, mas também pode ser procurado diretamente.

Escolas, Conselhos Tutelares e quaisquer outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes podem solicitar a avaliação de casos. Os encaminhamentos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com referência diagnóstica e orientações de tratamento realizadas por uma equipe especializada, serão acolhidos diretamente pelo CapsI.

Emergência

Em caso de crises e emergências, o local mais adequado para atendimento é o pronto-socorro infantil, que dispõem de recursos para o atendimento em situações mais complexas.

Histórico

O CapsI é uma unidade da rede de atenção em saúde mental da Secretaria de Saúde de Vitória. Foi inaugurado em setembro de 2007, sendo a primeira instituição pública do município e do estado destinada exclusivamente a crianças e adolescentes no tratamento e assistência integral em saúde mental.

Última atualização em 08/05/2019

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site