Agência inscreve para mercado de trabalho

Elizabeth Nader
Mulher segura carteira de trabalho na mão

Trabalhadores e empregadores são os públicos-alvo da Agência Municipal do Trabalhador (AMT), que realiza a intermediação de mão de obra, isto é, o cruzamento da necessidade de preenchimento de uma vaga de emprego com a de um trabalhador que procura por uma colocação no mercado de trabalho.

O trabalhador pode cadastrar-se gratuitamente no Sine e, a partir disso, é feito o encaminhamento do candidato às empresas para que elas realizem a seleção.

As empresas que necessitem contratar funcionários podem, de forma ágil e gratuita, solicitar à Agência Municipal do Trabalhador (AMT) o encaminhamento de candidatos para seleção, de acordo com o perfil por elas estabelecido.

A seleção desses candidatos é feita na empresa ou, caso o empreendedor deseje, em uma sala na própria agência.

Para realizar a intermediação de mão de obra, é utilizado o sistema de vagas do Ministério do Trabalho e Emprego, com acesso por meio do portal MTE Mais Emprego. Nesse portal, é possível cadastrar-se como trabalhador ou empregador, oferecer vagas de emprego e consultar as disponíveis no mercado.

Cadastro do trabalhador

Qualquer trabalhador pode se cadastrar no Sine, cujo cadastro é de âmbito regional, abrangendo os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Para se cadastrar no sistema de vagas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), basta comparecer à Agência Municipal do Trabalhador, portando os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (original);
  • CPF (original);
  • Carteira de Trabalho (original);
  • Número de inscrição no PIS/PASEP;
  • Comprovantes de residência e de escolaridade.

Os documentos do candidato tem que ser originais.

Observação: Para o cadastro presencial as senhas para atendimento são distribuídas até as 16h30.

O cadastro pode ser feito também pela internet, por meio do portal MTE Mais Emprego. No portal, há todas as explicações necessárias de como proceder o cadastro. Para realizar o cadastramento pela internet, também são exigidos os mesmos documentos listados acima. Sem eles, não pode ser realizado o cadastro e, sem o cadastro, o trabalhador não pode ser encaminhado à vaga de emprego.

Cadastro de vaga de emprego/solicitação de mão de obra

Para que seja solicitado o encaminhamento de um trabalhador pelo Sine, é necessário que a empresa ou pessoa física faça, em primeiro lugar, o seu cadastro no portal MTE Mais Emprego, informando dados como CNPJ ou CPF e e-mail para contato. Feito o cadastro, o empregador pode utilizar o mesmo portal para efetuar a solicitação de mão de obra, informando os pré-requisitos necessários para a ocupação da vaga, como tempo de experiência e escolaridade. Para indicar a oferta de vagas, o empregador ainda pode comparecer à agência, ligar para o telefone (27) 3132-5310 ou enviar e-mail para emprego@correio1.vitoria.es.gov.br.

O serviço de cadastro de vaga e solicitação de mão de obra é gratuito. As únicas responsabilidades do solicitante são a devolução da carta de encaminhamento do trabalhador preenchida, assinada e com carimbo da empresa e a comunicação imediata à agência, caso a vaga seja preenchida por outros meios ou haja desistência da contratação.

Encaminhamento ao emprego

Uma vez selecionado, o candidato deve comparecer à agência para receber a carta de encaminhamento, contendo o contato da empresa, o horário e o local da seleção.

Cada candidato poderá receber três encaminhamentos para entrevista com o empregador.

O trabalhador somente poderá concorrer à nova entrevista de emprego caso desista da vaga ao qual se candidatou, queira outra oportunidade enquanto aguarda a resposta de processo de seleção ou ainda se não tiver sido escolhido.

Atendimento Psicossocial

A AMT disponibiliza para o trabalhador o serviço de uma equipe psicossocial. Essa equipe, formada por um psicólogo, uma assistente social e uma terapeuta ocupacional, desenvolve ações com intuito de qualificar os encaminhamentos realizados, oferecendo ao empregador mais elementos e parâmetros para a seleção dos candidatos encaminhados e, ao candidato, a oportunidade de conhecer mais a fundo suas aptidões.

Onde fica

Casa do Cidadão - Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefone: (27) 3132-5310
Distribuição de senhas até às 16h30.

Última atualização em 12/04/2019, às 18h12.

Voltar ao topo da página