Notícias

Centro de Eventos de Vitória vai ampliar o potencial turístico da cidade

Publicada em 17/03/2011, às 10h30 | Atualizada em 17/03/2011, às 18h23

Por Danielly Campos, com edição de Deyvison Longui


Foto Divulgação
Perspectiva do novo Centro de Eventos de Vitória
Foto Divulgação
Perspectiva do novo Centro de Eventos de Vitória

O Centro de Eventos de Vitória será o maior espaço para a realização de feiras, shows, congressos e seminários do município e deve ampliar o potencial turístico da cidade. Com um conceito inovador e arquitetura contemporânea, o equipamento público está sendo projetado com espaços multifuncionais e versáteis, que permitirão a realização de atividades simultâneas para até 15 mil pessoas. O projeto foi divulgado para a imprensa em coletiva na manhã desta quinta-feira (17), no Hotel Senac, na Ilha do Boi.

Veja vídeo de como vai ficar o Centro de Eventos de Vitória

O prefeito João Coser destacou a importância do Centro de Eventos. "A falta de espaço para a realização de eventos é um desafio antigo e, identificada a demanda, colocamos a construção do centro no nosso plano de governo. Conseguimos o primeiro grande passo, mobilizados com o então governador Paulo Hartung, que foi a cessão da área pelo governo Federal. Agora, outra importante iniciativa será feita, que é a licitação do projeto executivo. É ele que vai permitir a definição precisa do que será feito na obra e de seu custo. Agradeço ao governador Casagrande, pois o Centro de Eventos exige esforços coletivos."

"A construção do centro de eventos é uma das prioridades do trade turístico. O espaço é importante não somente para Vitória, mas para o Estado do Espírito Santo, que se beneficiará com atração de mais eventos. Estamos contribuindo para seguirmos mais um passo adiante, que é a realização do projeto executivo", ressaltou o governador Renato Casagrande.

Marcos Salles
Prefeito João Coser discursa na apresentação do Projeto do Centro de Convenções
Marcos Salles
Secretário de desenvolvimento da Cidade Kleber Frizera apresenta o Projeto do Centro de Convenções

Capacidade

Com uma localização privilegiada, entre a praia de Camburi e o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória, esse importante espaço para convenções terá uma área total de 40 mil metros quadrados e será construído em um terreno de 100 mil metros quadrados cedido pela Infraero ao município e ao Estado.

O Centro terá uma arena com capacidade máxima de 7,5 mil pessoas. A área destinada às feiras comporta 8 mil pessoas. Já o auditório e salas de eventos são para 2,4 mil e o restaurante foi projetado para atender com qualidade a mil pessoas, sem contar os espaços em áreas abertas, que podem ser utilizadas simultaneamente.

Além do layout clean, o novo Centro de Eventos de Vitória também inova com uma fachada contemporânea e linhas marcantes que revelam a modernidade da edificação. Desenhado por arquitetos com expertise na área, o centro foi pensado como solução para as necessidades da cidade com base em empreendimentos similares implantados em Fortaleza e Belo Horizonte. Conforto térmico, acústico e acessibilidade em todas as dependências foram elementos fundamentais definidos nesse projeto. 

Mobilidade

Outro destaque é a minimização de impactos com a mobilidade, uma vez que o turista que desembarcar no novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória não precisará se deslocar de carro até o Centro de Eventos. Eles poderão seguir a pé para participar de congressos e feiras. O fato de estar próximo aos principais corredores viários da cidade – avenidas Dante Michelini, Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader – também facilitará os deslocamentos dentro da Grande Vitória.

Com 1,3 mil vagas de estacionamento, espaço reservado para embarque e desembarque de ônibus de turismo e pátios de serviço para 40 caminhões, o novo Centro de Eventos tem tudo para oferecer toda infraestrutura necessária para a realização de grandes convenções. “Essa obra é prioritária para a economia da cidade. Nossa expectativa é começá-la no próximo ano", ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera.

Confira as dimensões do Centro de Eventos:
Circulação coberta: 11.500 m2
Docas: 780 m2
Setor de serviços: 2.000 m2
Restaurante: 800 m2
Espaço para feiras: 10.000 m2
Auditório e salas de eventos: 5.000 m2
Arena: 9100 m2
Estacionamento: 1.350 veículos e 40 caminhões
Área total: 40.000 m2

Marcos Salles
Público assiste a apresentação do Projeto do novo Centro de Convenções
Marcos Salles
Apresentação do Projeto do novo Centro de Convenções

Voltar ao topo da página