Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Terra Mais Igual

Museu tem presença da comunidade

Elizabeth Nader

Exposição Fotografica Caieiras Ilha de Luz e Cores no Museu do Pescador na Ilha das Caieiras

Conhecido popularmente como Museu do Pescador, o Museu Histórico da Ilhas das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio", denominado assim por meio da Lei 6.306/05, é uma antiga reivindicação da comunidade e se constitui como um museu comunitário.

O museu é uma obra do Programa Terra Mais Igual, na Ilha das Caieiras, Poligonal 12. O espaço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e conta com uma sala de leitura, projeto de extensão da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

A sala de leitura destina-se aos moradores da Grande São Pedro, com mais de 200 títulos. Os títulos selecionados priorizaram histórias com elementos que fazem parte do cotidiano da comunidade. O acervo é renovado à medida que os leitores solicitarem novos títulos, podendo, para isso, acessarem a base de dados da biblioteca e sugerir o envio de um determinado título para a sala de leitura.

A sala conta com um terminal de computador com acesso à internet. A região da Ilha das Caieiras é uma das áreas contempladas pelo Vitória Digital, que oferece sinal liberado para acesso à internet sem a necessidade do uso de provedor comercial.

Acervo interativo

Os moradores de toda a região podem contribuir para a criação de um acervo interativo. Sua gestão e suas atividades são desenvolvidas com o envolvimento da comunidade, de forma que essa se aproprie do museu e contribua para o seu crescimento.

Voltado principalmente para a relação dos moradores com o mar e o manguezal, já que a região é rica na tradição das famílias de pescadores, o Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" busca fortalecer a identidade local.

Para se manter ativo, o museu promove diversas atividades para o público, priorizando monitoria, envolvimento da comunidade, preservação da memória, difusão cultural e pesquisa. Além disso, boa parte do seu acervo é proveniente do encontro com os moradores locais, que podem abastecer o espaço com objetos e até depoimentos.

Manoel Passos Lyrio

Nascido em Santa Leopoldina, Manoel Passos Lyrio foi um dos primeiros moradores a aportar na Ilha das Caieiras, em Vitória. Pai de cinco filhos e casado com Anna Teubner, chegou à região em 1927, numa pequena canoa vindo pelo rio Santa Maria. Em 1937 adquiriu um terreno e construiu sua residência própria, onde também instalou um comércio de secos e molhados, conhecido como "a venda do seu Duca". Neste mesmo local funciona o Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio". Em 1940, o sobrado foi inaugurado com o primeiro baile de carnaval no andar superior, tornando-se uma referência para toda a comunidade.

Onde fica o Museu

Endereço: Rua Felicidade Correia dos Santos, s/n, Ilha das Caieiras
Informações: (27) 3132-8372, 3132-5295 e 3323-9993

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas

Última atualização em 11/04/2013.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato