Notícias

Palmito para Semana Santa é vendido perto do Sambão do Povo

Publicada em 14/04/2014, às 17h43 | Atualizada em 14/04/2014, às 17h55

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Nelly Blanco e Danielly Campos


André Sobral
Venda de Palmito no Sambão
Vendedores de palmito foram cadastrados para trabalhar na avenida Dário Lourenço

A avenida Dário Lourenço, no bairro Mário Cypreste, perto do Sambão do Povo, estará movimentada com a venda do palmito, ingrediente da tradicional torta capixaba, prato típico capixaba servido, principalmente, na Semana Santa, até o próximo sábado (19), das 7 às 20 horas.

O ponto é conhecido pelos moradores da Grande Vitória que procuram o lugar em busca do produto. A via onde ocorre a comercialização fica próxima à Vila Rubim, centro comercial de referência para a compra dos ingredientes da torta.

O cadastramento dos 35 vendedores de palmitos foi feito pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre). Eles estão trabalhando com jalecos e crachás, contando ainda com banheiros químicos - masculino e feminino - e com a estrutura do Tancredão para tomarem banho e cuidarem da higiene pessoal.

Há espaço ainda para que caminhões que vendem o produto estacionem em vagas específicas. Além do trabalho dos fiscais de postura da Prefeitura, guardas municipais a pé e em radiopatrulhas darão apoio e monitorarão o espaço.

Dão apoio à estrutura as secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Serviços (Semse), Meio Ambiente (Semmam), Segurança Urbana (Semsu), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e Esportes e Lazer (Semesp).

Conforto

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, este é mais um trabalho de parceria entre as secretarias para que as pessoas tenham segurança e tranquilidade na escolha e compra do produto. O palmito será vendido em grandes peças e vem de vários lugares, sendo oferecido no mesmo lugar.

"A movimentação será grande, afinal, é a época em que todos desejam saborear nosso prato típico que tem como ingrediente o palmito. O lugar é espaçoso, de fácil acesso e próximo à Vila Rubim e ao Centro Histórico", destacou Krohling.

Limpeza

Para manter a limpeza do local, a Secretaria Municipal de Serviços (Semse) disponibilizou uma caixa estacionária para a colocação dos resíduos gerados pela atividade dos comerciantes e uma equipe de cinco garis que diariamente varre e limpa o local.

"Os resíduos da caixa estacionária são retirados sempre que a caixa fica cheia, normalmente de duas a três vezes por dia. Contudo, na próxima sexta-feira (18), vira um dia de pico para a preparação de tortas capixabas, então a limpeza da caixa acontece até seis vezes ao dia", contou o gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira.


Voltar ao topo da página