Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Incentivo aos hábitos sustentáveis

André Sobral

Conscientização junto aos servidores sobre coleta seletiva

Os servidores municipais estão convocados a adotar hábitos sustentáveis no ambiente do trabalho, como trocar os copos descartáveis por canecas que podem ser reutilizadas ou separar o lixo úmido do seco, no seu próprio ambiente de trabalho.

Lançado em maio de 2011, o Programa Vitória Sustentável segue as diretrizes do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que tem por objetivo promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nas organizações públicas.

Instituído por decreto, o Vitória Sustentável contempla cinco áreas temáticas: eficiência energética, água, coleta seletiva, materiais de almoxarifado e licitações sustentáveis. O objetivo é fazer com que as secretarias tratem os temas com ações concretas.

Para contribuir com a sustentabilidade do planeta, o Programa Vitória Sustentável montou cinco postos de coleta de óleo de cozinha usado. Os postos estão instalados nas secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Serviços (Semse) e de Saúde (Semus), além do Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Administração Municipal) e no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac).

Além de contribuir para a sustentabilidade, a entrega de óleo, desenvolvida em parceria com a Biomarca - Marca Ambiental, empresa especializada em multitecnologias para o gerenciamento integrado de resíduos, ajuda as associações de catadores cadastradas na Prefeitura de Vitória. A empresa repassa às associações um valor por litro de óleo recolhido e é a responsável pelo recolhimento e transporte do produto, além da destinação final.

Dentre as ações do Programa Vitória Sustentável, está a campanha interna "Adote sua Caneca", cuja meta é reduzir em 85% o consumo de copos descartáveis de 200 ml. Outras atividades desenvolvidas entre os servidores referem-se à adoção da coleta seletiva e da impressão frente e verso no ambiente do trabalho, além do uso de papel reciclado.

O Programa Vitória Sustentável atua ainda na capacitação dos servidores, que recebem treinamento para interagir junto aos colegas e motivá-los a agir de forma sustentável tanto no trabalho como na vida pessoal.

Prêmio

Em novembro de 2012, o Programa Vitória Sustentável foi o grande vencedor do 4º Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental de Administração Pública – A3P, do Ministério do Meio Ambiente, na categoria "Uso Sustentável dos Recursos Naturais". O resultado foi divulgado durante o 7º Fórum da A3P, na Universidade dos Correios, em Brasília (DF).

Apoie essa ideia

Algumas atitudes sustentáveis que podem ser adotadas no ambiente de trabalho: troque o copo descartável pela caneca reutilizável; utilize a impressora somente quando indispensável; reutilize impressões para rascunho; use apenas duas toalhas de papel para secar as mãos; mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes; apague as luzes ao sair de um ambiente; desligue o monitor do computador antes de se ausentar por mais de 15 minutos.

Última atualização em 04/08/2014

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site