Notícias

Centro de Apoio ao Empreendedor incentiva abertura de negócios na capital

Publicada em 23/04/2014, às 16h12 | Atualizada em 23/04/2014, às 16h13

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Inauguração do Centro do Empreendedor
Prefeito Luciano Rezende inaugurou o Centro de Apoio ao Empreendedor nesta quarta-feira (23)
Yuri Barichivich
Inauguração do Centro do Empreendedor
Equipe visitou as instalações do novo espaço, que vai funcionar na Casa do Cidadão

Inaugurado na manhã desta quarta-feira (23), o Centro de Apoio ao Empreendedor reduzirá a burocracia na prestação de serviços, oferecerá atendimento personalizado e dará orientação especializada. Áreas relacionadas a inovação, tecnologia e criatividade serão valorizadas num ambiente propício ao fomento de novos e modernos negócios.

O espaço, de 70 metros quadrados, está localizado na Casa do Cidadão (1º andar, bloco A – antes dos caixas eletrônicos), avenida Maruípe, nº 2544, Itararé. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Os principais serviços oferecidos são: orientação e formalização do microempreendedor individual; atendimento e acesso a microcrédito; informações sobre cursos de capacitação para o empreendedor; Central de Serviço Autônomo; apoio ao Jovem Trabalhador – Programa Adolescente Aprendiz; e consulta prévia de localização e atendimento a micro e pequena empresa. O espaço também conta com um pequeno auditório para cursos e palestras com especialistas.

Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o Centro de Apoio servirá também para desburocratizar ainda mais a cidade. Por meio da assistência de profissionais especializados, os interessados terão a oportunidade de ter esclarecimentos sobre como manter, ampliar ou criar um negócio.

Inovação

O prefeito disse que Vitória é uma cidade bem localizada e um importante destino turístico, estruturada e vocacionada a áreas inovadoras. Ele citou o exemplo da startup, empresa nova, ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores ligados a pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

"São empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo e estão alinhados ao desenvolvimento da cidade. O Centro de Apoio ao Empreendedor, assim como outras estruturas, como a Fábrica de Ideias, darão suporte e incentivos", destacou o prefeito.

Yuri Barichivich
Inauguração do Centro do Empreendedor
Prefeito Luciano Rezende destacou o suporte que será prestado no local a microempreendedores por profissionais capacitados
Yuri Barichivich
Inauguração do Centro do Empreendedor
Auditório da Casa do Cidadão ficou lotado para a solenidade de inauguração do Centro de Apoio ao Empreendedor

Formalização

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, a intenção é retirar pessoas da informalidade e incentivá-las a abrir negócios próprios, onde tenham autonomia e gerem negócios e renda por meio de trabalho. Ele reforçou que o Centro de Apoio ao Empreendedor irá centralizar vários serviços em um mesmo espaço.

"Inúmeros serviços eram oferecidos de maneira pulverizada e, agora, estão centralizados em um único espaço. As informações passam, assim, a fluir com maior velocidade e os técnicos agregam dados e sugerem alternativas. Moradores, empresários, pequenos comerciantes ou mesmo curiosos em busca de informações terão num único espaço um amplo e seguro atendimento", destacou Krohling.

Pesquisas

Pesquisas revelam que, atualmente, existem cerca de 27 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, com predomínio do varejo, lanchonetes e serviços pessoais. Hoje, há mais instrução formal e informação.

Empreendedorismo em Vitória

Vitória hoje possui 16.646 Micro e Pequenas Empresas

8.869 é o número de microempreendedores individuais do município

2.790 é o numero de microempreendedores individuais formalizados em 2013. São 57% mais que em 2012

941 é o numero de microempreendedores individuais formalizados em 2014

R$ 3.365.350,96 é o valor concedido de microcrédito no município em 2013
905 é o número de contratos de microcrédito formalizados em 2013

R$ 783.835,41 é o valor concedido de microcrédito no município em 2014
272 é o número de contratos de microcrédito formalizados até agora em 2014

540 é o numero de empreendedores capacitados no ano de 2013
634 é o numero de empreendedores capacitados no ano de 2014

Elizabeth Nader
Deusiane Benevides Marvila da Silva, beneficiária do Microcrédito da Prefeitura de Vitória
Microempreendedores receberão orientações para abrir os próprios negócios
Paula Barreto
Márcia Valéria do programa nosso crédito
Vitória hoje possui 16.646 Micro e Pequenas Empresas

Voltar ao topo da página