Secretaria de Segurança Urbana


A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) foi criada pela Lei 6.529/2005, tendo suas atribuições definidas pelo Artigo 18. A secretaria trabalha para propor e executar ações de prevenção à violência e à criminalidade a partir de estratégias com agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) posicionados em todas as regiões da cidade, utilizando carros e motocicletas como viaturas, para garantir a presença nos bairros da Capital com segurança pública e viária.

A GCMV conta com a tecnologia sendo aliada no trabalho operacional, com câmeras, reconhecimento facial, Cerco Inteligente, Cerco Móvel, ferramentas geridas pela Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom).

De forma transversal, a Semsu trabalha com outras pastas, garantindo ações educativas de trânsito, de combate à violência contra a mulher, de combate ao abuso e exploração sexual infantil, entre outros temas.

Guarda Civil Municipal de Vitória - GCMV

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) é uma instituição que trabalhar pela garantia da segurança pública em Vitória, trabalhando em caráter preventivo e ostensivo contra a violência urbana, cumprimento de mandados de prisão, operações de fiscalização para combater atividades clandestinas, coordenação e fiscalização do trânsito, entre outras atividades.

A GCMV tem atuação de agentes nos grupamentos de Proteção Comunitária, de Apoio Operacional (Gaop), da Ronda Ostensiva Municipal, de Trânsito, e Tático Operacional de Trânsito. Os agentes fazem patrulhamento 24 horas.

Ronda Ostensiva Municipal - Romu

Com o objetivo de valorizar a instituição Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana criou a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), uma equipe especial para atuar, inclusive, em situações de conflito.

Com agentes na atividade operacional, a Romu possui uma base, no bairro Goiabeiras. O grupamento utiliza uniforme tático, que garante melhor conforto térmico, aumentando a eficiência e concentração em patrulhamentos.

A camuflagem digital urbana permite melhor segurança em progressão em locais de alto risco, joelheiras asseguram segurança e conforto em posições heterodoxas de tiro, e destacam os chamados Romunianos, do efetivo comum, trazendo maior motivação ao efetivo, permitindo um trabalho de melhor qualidade entregue ao cidadão capixaba. Os agentes passaram a ser capacitados para uso de armas longas, hoje também usadas pelo Gaop.

Gerência de Inteligência e Integração

Para dar apoio ao trabalho da GCMV, foi criada, em 2021, a Gerência de Inteligência e Integração, que já foi responsável por informações que resultaram em diversas prisões em ações da instituição, ou integrada com outras forças de segurança.

A integração com outras instituições de segurança dão suporte para manter a ordem na segurança pública da Capital. Em setembro de 2021, foi assinado um acordo de cooperação-técnica com a Polícia Federal, de forma inédita enquanto Guarda Municipal, em uma força-tarefa contra o crime organizado no Espírito Santo. Alguns agentes cursaram aulas com membros da Drug Enforcement Administration (DEA).

Coordenação de Operações Especiais de Trânsito - COET e Grupamento Tático Operacional de Trânsito - GTO

Em 2021 foi criada a Coordenação de Operações Especiais de Trânsito (COET), uma equipe especializado para fiscalizações específicas, inédito a nível municipal e estadual no Brasil, em relação ao trânsito, operacionalmente na rua chamada de Grupamento Tático Operacional de Trânsito (GTO). Apenas a Polícia Rodoviária Federal possui um grupamento com essas características. Operações de trânsito dentro dos bairros, mapeamento dos pontos de maior número de acidentes e criação de equipe de motociclistas para respostas rápidas.

Voltar ao topo da página