Notícias

Parque do Bem é inaugurado na comunidade de Jaburu

Publicada em 15/07/2011, às 16h41

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Carol Perim


Carlos Antolini
Inauguração do Parque do Bem no Bairro Jaburu
De acordo com a coordenadora do Terra Mais Igual, Margareth Saraiva, a ação é muito importante para o processo de conscientização ambiental

As crianças da comunidade de Jaburu ganharam, nesta quinta-feira (14), uma opção de lazer com gangorra, escorregador e área livre e pavimentada para brincadeiras. O Parque do Bem, área de 150 m2, próxima ao Centro Comunitário de Jaburu, era um dos pontos críticos de depósito de lixo da região que foram erradicados pela população local no Mutirão do Bem, realizado em janeiro deste ano.

O instituto Ateliê de Idéias, coordenador estratégico do Mutirão do Bem, apresentou o projeto do parque à ArcelorMittal, que investiu recursos financeiros e mão de obra para viabilizar a ideia. "Aproveitamos que a comunidade preservou a área limpa e elaboramos o projeto. É muito gratificante ver o espaço humanizado", afirma Denise Biscotto.

De acordo com a coordenadora do Programa Terra Mais Igual, Margareth Saraiva, a ação é singela, mas muito importante para o processo de conscientização ambiental. "A parceria com o Ateliê de Art-Idéias e a comunidade nas ações de educação sanitária e ambiental é fundamental para alterar atitudes em relação ao meio ambiente e promover um processo de revitalização. A ação soma-se ao trabalho do Terra, que vem desenvolvendo melhorias habitacionais, de drenagem e esgotamento sanitário nas comunidades", destaca Margareth.

Foto Divulgação
Parque do bem em Jaburu
As crianças da comunidade de Jaburu ganharam uma opção de lazer com gangorra, escorregador e área livre e pavimentada para brincadeiras

Para o presidente do Movimento Comunitário de Jaburu, Cosme Santos de Jesus, o parque veio para melhorar a autoestima dos moradores da comunidade. "As pessoas se incomodavam com o lixo que tomava conta da área e não sabiam o que fazer. Com a limpeza, e agora a construção do parque, estão mais felizes, porque ficou mais bonito", diz.

Segundo Cosme, o Movimento Comunitário e a Associação de Moradores estão promovendo agora um trabalho de educação ambiental para conservação do espaço, ensinando as crianças a não jogar lixo no chão, não pisar na grama e preservar as plantas ornamentais, além dos brinquedos.

Mutirão do Bem

O Mutirão do Bem foi realizado em janeiro deste ano pelo Projeto Ecos do Bem/Fórum Bem Maior, em parceria com a Prefeitura de Vitória. A partir do projeto, 216 pontos críticos de lixo foram mapeados nas comunidades de Jaburu, Floresta, São Benedito, Bonfim, Bairro da Penha, Consolação e Itararé. Destes, a comunidade comprometeu-se a fazer a limpeza de 10 pontos, e já consegui atingir sete deles.


Voltar ao topo da página