Notícias

Voz e violão para ensinar servidor a separar corretamente o lixo

Publicada em 19/09/2011, às 16h45 | Atualizada em 19/09/2011, às 21h34

Por Regina Freitas, com edição de Edlamara Conti


André Sobral
Conscientização junto aos servidores sobre coleta seletiva
As equipes vão de sala em sala, cantando e explicando a importância da separação correta do lixo

Ensinar a diferença entre lixo úmido e seco de uma forma nada convencional é o que está sendo feito pela equipe da Coleta Seletiva do Programa Vitória Sustentável. A equipe vai de sala em sala, no ambiente de trabalho, acompanhada por um violão, cantando a música da Cidade Limpa, composta pelo servidor da Secretaria de Meio Ambiente Chico Osken.

A entrada dos cantores e equipe deixa os servidores espantados. Mas os funcionários logo entendem o objetivo da brincadeira, que é informar sobre a importância de fazer a separação correta do lixo e contribuir com o trabalho dos catadores de lixo seco.

Um pouco de umidade, como o restinho da água ou café, se jogado na lixeira de lixo seco inviabiliza todo o processo de reciclagem, como explica o servidor da Secretaria de Serviços (Semse) e violeiro da equipe, William Barbosa Sobrinho.

Interessante

O chefe de equipe da Gerência de Mobilização Social e Institucional da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Luiz Francisco, disse ter gostado. "As dúvidas que tinha, eles esclareceram". Marcelo disse que, com a campanha, aumentou seu cuidado com o meio ambiente. Ele já embrulha vidros para evitar acidentes a quem recolhe.

Para a analista judiciária, Lívia Parasus, a entrada chamou a atenção e foi interessante. "Tirei a dúvida quanto ao guardanapo não utilizado, que deve ser dispensado na lixeira de lixo seco".

Após a Semcid a equipe irá para a Semse, Palácio e Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão. A coordenadora do Programa, para coleta seletiva, Maria Luiza Grillo Cabral, explica que a coleta é um dos cinco eixos do Vitória Sustentável: água, eficiência energética, materiais e licitação sustentável.

O objetivo é levar ao servidor a informação de como separar o resíduo. "A atividade busca a participação e a reflexão do servidor, para que seja multiplicador, além de perceber que a sua ação colabora com a manutenção da renda de 50 famílias de catadores", afirmou.


Voltar ao topo da página