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Projeto da Sub-TI na área de saúde recebe elogios de consultores do BID

Publicada em 17/04/2014, às 15h21

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semfa
Visita consultores do BID à SubTI
Marcelo Facchina, Márcio Aurélio Passos, Claudinete Vicente e Maurício Bouskela durante visita à Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI)

Os consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Maurício Bouskela e Marcelo Facchina visitaram a Prefeitura de Vitória para iniciar um processo de elaboração de um diagnóstico rápido da atual infraestrutura de conectividade de banda larga na cidade.

Durante a visita, os consultores conheceram a estrutura e as responsabilidades da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) e os projetos desenvolvidos por ela em parceria com outras secretarias municipais, como os de informatização da rede de ensino e da rede de saúde, o Sistema de Atendimento ao Cidadão (SIC) e o Geoprocessamento.

Os consultores fizeram elogios a todos os projetos apresentados, inclusive com uma menção especial ao projeto de informatização da saúde: Rede Bem Estar.

"Durante a exposição da Rede Bem Estar, tivemos uma impressão muito positiva sobre o Sistema de Gestão de Saúde, seu detalhamento e o seu funcionamento em tempo real. A exposição nos permitiu conhecer as diferentes funcionalidades da Rede Bem Estar no que diz respeito aos processos de cadastro e acompanhamento de pacientes, agendamento de consultas de pacientes nas unidades de saúde e prontos-atendimentos, acesso e acompanhamento das agendas dos médicos, história clínica eletrônica, geração de receitas médicas integradas às farmácias públicas, cadastramento de famílias com classificação por doenças crônicas, assim como o acompanhamento de visitas às famílias", destacou o consultor Mauricio Bouskela.

Ele ainda complementou: "Fico satisfeito em ter tido esta oportunidade de testemunhar o excelente trabalho que vem realizando a Prefeitura de Vitória, que considero como um caso de sucesso de uma Gestão em Saúde e cujas experiência e melhores práticas deveriam ser compartilhadas com outros municípios do Brasil, América Latina e Caribe".

Visita

"A partir das visitas, que ocorreram entre 9 e 11 de abril, e outras a serem agendadas, serão sugeridas aplicações inteligentes que podem ajudar a otimizar os recursos municipais", disse o subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Aurélio Passos. Esse diagnóstico faz parte de uma iniciativa do BID, em parceria com a Caixa Econômica Federal, denominada Cidades Emergentes e Sustentáveis (ESCI).

O "Cidades Emergentes e Sustentáveis" tem o objetivo de apoiar e ajudar cidades médias latino-americanas na direção do desenvolvimento urbano em três dimensões: Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas; Sustentável Desenvolvimento Urbano; e Sustentabilidade Fiscal e de Governança. Vitória foi uma das capitais escolhidas pelo BID para a realização desse diagnóstico, focando na área de Tecnologia da Informação.

Rede Bem Estar

Yuri Barichivich
Sistema de assinatura digital
Profissionais da saúde podem acessar todo o histórico dos pacientes no Prontuário Eletrônico

Por meio da Rede Bem Estar, Vitória dispõe de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), com todas as informações sobre a história clínica do paciente. Esse prontuário fica disponível para os profissionais de saúde, incluindo exames laboratoriais, exames de imagens, registros de visitas domiciliares, entre outras ações.

Ainda por meio do PEP, o profissional sabe, em tempo real, se o paciente faz uso de algum medicamento e se ele já retirou algum remédio nas farmácias do município. Isso evita que o profissional venha a prescrever uma medicação que o paciente já possui, evitando a dispensação desnecessária de medicamentos e reduzindo, assim, o custo para o município.

Nos Prontos-Atendimentos (PA´s), é possível conhecer, de forma detalhada, tudo que ocorreu com o paciente durante todo o seu atendimento. Isso inclui o tempo de espera em cada sala onde o paciente foi atendido, se os exames/procedimentos já estão concluídos e etc.

Além disso, com o uso da agenda eletrônica é possível, já na recepção da unidade de saúde, obter a informação se o paciente possui uma consulta agendada - seja na própria unidade ou em qualquer outra unidade do município -, além de informar o histórico das últimas consultas do paciente. Também é possível mensurar o percentual de faltas (por unidade, por bairro, por território). Assim, é possível detalhar quais são os pacientes mais faltosos, por exemplo.


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