Notícias

Sábado de Aleluia tem programação especial e oficinas na Escola da Biologia

Publicada em 16/04/2014, às 12h16 | Atualizada em 17/04/2014, às 15h25

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Victor Nogueira
instrumentos de congo
Visitantes terão a oportunidade de participar de oficina de congo na Escola da Ciência - Biologia e História

A manhã deste sábado (19) vai ser de muita animação e conhecimento na Escola da Ciência – Biologia e História (ECBH) , no Sambão do Povo. As oficinas serão realizadas das 10 às 12 horas e terão a participação de, no máximo, 20 pessoas, sendo dirigidas a crianças com idade a partir de cinco anos, que deverão estar acompanhadas por um responsável. Em algumas atividades, o participante deve contribuir trazendo algum tipo de material.

O espaço funciona na avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste (Sambão do Povo), e ficará aberto neste sábado (19) das 8 às 12 horas.

Congo e casaca: identidade capixaba

A ideia é conhecer a principal e mais tradicional manifestação folclórica do Espírito Santo e seus instrumentos, particularmente a casaca, um dos símbolos da identidade cultural capixaba, dando oportunidade aos participantes de conhecer melhor esse instrumento. Ao final da atividade, será proposta a construção de uma casaca com material reutilizado.

"Numa abordagem cultural, esta oficina tem por base a história e a memória do congo capixaba, manifestação folclórica que faz parte de nossa cultura popular. Essa musicalidade de longa data, com ritmos indígenas, africanos e europeus, resultou, ao longo do tempo, numa batida peculiar, tendo como instrumentos fundamentais os tambores e as casacas", explicou a diretora do centro, Roberta Gasparini.

Material solicitado: uma garrafa PET de dois litros por pessoa; uma garrafa PET de água mineral (500 ml) por pessoa.

Matérias relacionadas

Centros de Ciência e Educação têm programação especial no feriadão

Praça da Ciência tem oficinas para receber visitantes na Semana Santa


Voltar ao topo da página