Notícias

Centros de Ciência e Educação têm programação especial no feriadão

Publicada em 16/04/2014, às 12h19 | Atualizada em 16/04/2014, às 15h49

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Samira Gasparini
Novos instrumentos científicos-pedagógicos da Escola de Ciência e Física de Vitória
Atrativos da Escola da Ciência - Física têm o objetivo de despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos

Durante a Semana Santa, Vitória tem programação para quem vem visitar a capital e também para quem não vai viajar, mas não recusa diversão aliada ao conhecimento.

A Escola da Ciência – Física, um dos quatro Centros de Ciência, Educação e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Seme), preparou uma programação completa e diversificada para todos os gostos e idades desta sexta-feira (18) a domingo (20), sempre das 14 às 18 horas. O espaço funciona na rua José de Anchieta, s/nº, no Parque Moscoso.

Outro espaço que estará aberto à visitação é a Escola de Ciência -  Biologia e História, no Sambão do Povo, que promoverá variadas oficinas. Veja a programação. A Praça da Ciência também preparou atividades entre esta sexta (18) e domingo (20). Veja aqui.

Confira abaixo a programação da Escola da Ciência - Física:

Acervo pedagógico

Constituído por peças especialmente desenhadas para atrair a atenção e despertar a curiosidade, o acervo permanente inclui instrumentos que demonstram fenômenos físicos em reproduções de situações cotidianas. Apenas para ilustrar a grande diversidade de equipamentos, o acervo permanente engloba desde um pequeno plano inclinado pelo qual rola uma bolinha de bilhar até uma parede de escalada com oito metros de altura, que permite a abordagem de diversos conceitos da mecânica.

"O espaço mantém o olhar e a ação voltados para a perspectiva educacional, incluindo a mecânica, óptica, acústica, eletromagnetismo e astronomia. É assim que ganha destaque no contexto das relações entre alunos, monitores e acervo da Escola da Ciência – Física a perspectiva estética e emocional, especialmente aos finais de semana, quando o público, basicamente constituído por famílias e turistas, chega ao espaço em busca de opções de lazer", disse o diretor do centro, Ivanor Weller Junior.

Robótica

Carlos Antolini
Escola da Ciência Física
Espaço mantém o olhar e a ação voltados para a perspectiva educacional, incluindo mecânica, óptica, acústica, eletromagnetismo e astronomia

Além do trabalho pedagógico continuado e conectado ao currículo escolar, destinado exclusivamente aos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal, a Escola de Ciência - Física oferece aos sábados, a partir das 15 horas, oficinas de robótica, que podem ser frequentadas por alunos de toda a comunidade, bastando ter idade acima de 10 anos e estarem acompanhados por um responsável. Essas atividades têm um enfoque lúdico e não seguem uma sequência pré-determinada, ou seja, não existe a necessidade de conhecimento prévio na área para que a criança possa participar da oficina.

As ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento das oficinas consistem em kits de robótica educacional e interface gráfica para programação, possibilitando a realização de projetos diversificados e criativos que permitirão explorar alguns aspectos relacionados a pesquisa, construção e automação.

"As atividades desenvolvidas incluem a aplicação de oficinas pedagógicas que promovem o aprendizado de noções de robótica e programação, bem como a interação entre os alunos, estimulando a criatividade e o interesse pela ciência e tecnologia de forma instigante e interdisciplinar. A Robótica Educacional facilita a aprendizagem de conceitos especialmente nas áreas de mecânica, eletromagnetismo, óptica, acústica e eletrônica", explicou Ivanor.

Matéria relacionada

Parques de Vitória abrem no feriadão e oferecem diferentes opções de lazer


Voltar ao topo da página