Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Educação

Dicas para criar e gerenciar um grêmio estudantil

Confira as orientações para a criação e gestão de grêmios estudantis, elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Como criar um grêmio

1º Passo: O grupo interessado em formar o grêmio comunica à direção escolar, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a Comissão Pró-Grêmio. Esse grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada pela assembleia geral.

2º Passo: A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da assembleia geral. Nessa reunião, são decididos o nome do grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o estatuto do grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da comissão eleitoral. A assembleia geral precisa ser registrada em ata.

3º Passo: Os alunos se reúnem e formam as chapas que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no grêmio estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

4º Passo: A Comissão Eleitoral organiza a eleição, com voto secreto. A contagem é feita pelos representantes de classe, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma ata de eleição para divulgar os resultados.

5º Passo: A Comissão Pró-Grêmio envia uma cópia da ata de eleição e do estatuto para a direção escolar e organiza a cerimônia de posse da diretoria do grêmio.

Dicas para uma boa gestão

  • Saber negociar com a direção da escola, demonstrando sempre a importância e a necessidade daquilo que se pretende organizar;
  • Investir na comunicação do grêmio: divulgar sempre e de diversas formas as ações do grêmio;
  • Ouvir as sugestões dos alunos;
  • Promover ações integradas com a comunidade;
  • Promover uma gestão transparente, com prestações de contas periódicas do grêmio e incentivo à participação dos alunos nas decisões sobre como gastar recursos;
  • Elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Para realizá-las, no entanto, deverá contar com autorização do Conselho de Escola;
  • A direção da escola pode discutir parcerias e projetos com o grêmio, mas suas atuações e prioridades serão definidas pelos estudantes.

Última atualização em 01/08/2012.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato