Notícias

Escola de Teatro e Dança Fafi celebra nesta quinta Dia Internacional da Dança

Publicada em 28/04/2010, às 18h20

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui


Alberto João/Globo Online
Mercedes Batista
O público poderá conferir a exibição de um vídeo-homenagem a Mercedes Batista, a primeira bailarina negra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Criado pela Unesco, o Dia Internacional da Dança será comemorado, nesta quinta (29), em todo o mundo. Foi nessa data que nasceu Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno. Como forma de se inserir nesta celebração mundial, a Escola de Teatro e Dança Fafi apresenta uma programação especial aberta à comunidade.

Nesta quinta-feira (29), às 18h, está programada a mesa "Dança Afro-Brasileira: Presente, Passado e Futuro", que conta com a participação de diversos especialistas na área, como Walter Lima, Ariane Meireles, Merliane Almeida, Cecilia Almeida, Gil Mendes, Sueli Bispo, Vânia Coelho e Renato Santos, coordenador de dança da Fafi.

Além disso, o público poderá conferir a exibição de um vídeo-homenagem a Mercedes Batista, a primeira bailarina negra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, conhecida também como a mãe da dança afro-brasileira.

Mercedes Batista nasceu, em 1921, no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Filha de uma família humilde, após trabalhar como doméstica, Mercedes dedicou-se à dança. Balé clássico e dança folclórica foram suas preferências iniciais.

Em meados da década de 1940, a bailarina ingressou na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, estudando com Yuco Lindberg e Vaslav Veltchek. Em 1947, foi a primeira bailarina negra admitida pelo Municipal do Rio de Janeiro.


Voltar ao topo da página