Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Cultura

Festa de São Pedro: tradição na cidade desde os anos 20

Elizabeth Nader

Procissão Marítima de São Pedro

Elizabeth Nader

Procissão Marítima de São Pedro

A Festa de São Pedro é a mais antiga festa comunitária de Vitória. Celebrada pela primeira vez em 1929, na Praia do Suá, ocorre atualmente na Praça do Papa, em fins do mês de junho.

Apresentações de quadrilha, casamento caipira, shows musicais e procissão marítima fazem parte da programação. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a festa em homenagem a São Pedro é uma promoção dos pescadores da Praia do Suá.

Procissão marítima

Um dos momentos célebres da festa é a procissão marítima em homenagem a São Pedro, santo padroeiro dos pescadores. A procissão foi iniciada junto com a festa, na década de 20. No início, era terrestre, mas, com a chegada de cerca de 200 imigrantes açorianos, que trouxeram a tradição da procissão marítima para Vitória, o percurso começou a ser feito por barcos a remo. Na década de 70, começaram a participar as embarcações a motor.

O trajeto pode ser visto ao longo da avenida Beira-Mar e é acompanhado por músicas e fogos de artifício. A originalidade e a criatividade nas ornamentações dos barcos podem valer prêmios em dinheiro. A procissão termina com a benção dos anzóis, que é realizada em alto-mar.

Mais informações

Secretaria Municipal de Cultura - Gerência de Produção e Difusão Cultural

Telefone: (27) 3132-2064

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

Última atualização em 30/07/2012.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato