Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Cultura

Aniversário do bairro São Pedro é comemorado com festa em praça

Samira Gasparini

Aniversário do Bairro São Pedro, Banda Estandarte, Selo Giro Cultural

Localizado na região norte/noroeste da Ilha de Vitória, São Pedro surgiu em setembro de 1977. O aniversário do bairro é comemorado no início de setembro, por meio de uma festa realizada geralmente na praça Dom João Batista, em São Pedro I, produzida e organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com os moradores. Barraquinhas, shows com cantores nacionais e capixabas e uma atividade de cunho religioso integram a comemoração.

No local onde hoje se encontra o bairro, existia, até 1977, a Ilha das Caieiras, uma comunidade de pescadores que vivia, dentre outras atividades, da catação de mariscos, da pesca e da produção de cal a partir das conchas. Caieira designa o forno onde se faz a cal; por isso, o nome Ilha das Caieiras.

Em 4 de setembro desse mesmo ano, cerca de 40 famílias se instalaram na região montando suas barracas de lona e construindo pinguelas no mangue. A partir daí, essa data foi considerada como a de fundação de São Pedro. O bairro compõe a região homônima, que recebeu grande contingente populacional em fins dos anos 70 e foi urbanizada a partir de meados da década de 80. O processo de urbanização foi marcado pela organização popular.

Mais informações

Secretaria Municipal de Cultura - Gerência de Produção e Difusão Cultural

Telefone: (27) 3132-2064

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

Última atualização em 30/07/2012.

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato