Notícias

Programa "Onde Anda Você?" já acolheu quase 500 pessoas em situação de rua

Publicada em 10/04/2014, às 15h04 | Atualizada em 11/04/2014, às 10h27

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Serviço de abordagem de rua
Equipe realiza abordagens a pessoas em situação de rua diariamente na capital

Os trabalhos de abordagem a pessoas em situação de rua na capital continuam a todo vapor. Desde quando foi implantado, em fevereiro de 2013, o programa "Onde Anda Você?" já acolheu 488 pessoas de um total de 732 abordadas pelas equipes da administração municipal.

Das outras 244, cerca de 90 estão sendo acompanhadas diariamente, mas ainda não aceitaram os serviços ofertados pela Prefeitura de Vitória. As demais não têm sido vistas pelas ruas do município. Muitas estavam de passagem e outras podem, por conta própria, ter voltado para as suas casas, locais de origem ou iniciado tratamento.

A maioria das pessoas que deixaram as ruas – 210 – foi encaminhada para os espaços de acolhida, como o Abrigo para Pessoas em Situação de Rua, Centro de Referência Especializado em Assistência Social para População de Rua (Centro Pop) e Casa República.

Nada menos do que 165 aceitaram o tratamento de saúde para dependência química no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (Caps) e nas Comunidades Terapêuticas, com o objetivo de deixar as drogas. Já 34 pessoas voltaram para as suas cidades de origem e 35 foram reinseridas às suas famílias. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a atuação da administração municipal nos trabalhos de acolhida e acompanhamento dessas pessoas.

"Quando chegamos à Prefeitura, tínhamos 732 pessoas em situação de rua. Todas essas pessoas têm nome, história e família. Por isso, traçamos um trabalho para entender o motivo pelo qual elas foram para as ruas e perderam o convívio familiar. Ao longo desse tempo, reconstituímos o caminho de volta da maioria dessas pessoas para a família e a sociedade e, hoje, nós temos menos de 100 pessoas nas ruas. Todas as outras foram acompanhadas e encaminhadas para abrigos e outras conseguiram o Aluguel Social. Algumas voltaram para suas famílias e cidades de origem e outras estão em tratamento, com respeito, sem nenhuma agressão e denúncia", disse o prefeito.

Moradia digna

Desde o início do programa "Onde Anda Você?", a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) beneficiou diretamente 43 pessoas, disponibilizando o aluguel de Moradias Alternativas. O projeto oferece a esses moradores o aluguel social, no qual a administração municipal paga o aluguel de uma casa no valor de até um salário mínimo e o beneficiário tem a liberdade de escolher onde vai morar.

Para ser beneficiário do projeto, o cidadão precisa estar há um ano sendo atendido pelas equipes de Assistência Social, principalmente nos abrigos públicos, e passar por uma triagem envolvendo todas as secretarias envolvidas.

Sensibilização

André Sobral
Consultório de Rua
Consultório na Rua realiza atendimento médico a pessoas em situação de rua

Todo esse trabalho de sensibilização para as pessoas em situação de rua deixarem essa condição é feito pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e pelas equipes do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Cerca de 70 pontos de toda a capital são monitorados pelas equipes de abordagem e Consultório na Rua.

Essas equipes compõem a primeira etapa do programa, que é a identificação da demanda. Por meio das abordagens diretas, que buscam atender demandas de saúde, acolhimento e direitos das pessoas em situação de rua, as equipes criam vínculos e conseguem encaminhar essas pessoas para os serviços municipais. O serviço de abordagem social funciona diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, além de ser acionado por qualquer cidadão por meio do Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página