Notícias

Vitória lidera estudo de qualidade de vida divulgado pelo IBGE

Publicada em 25/05/2012, às 18h33 | Atualizada em 26/05/2012, às 11h50

Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui


Elizabeth Nader
Adalgisa Santos Roseno, Mulheres garis
Das 27 capitais do país, Vitória é a que tem menos lixo acumulado nas ruas
Samira Gasparini
Rampa de acesso para deficiente
Vitória também obteve a melhor colocação no que se refere a mobilidade para pessoas com deficiência pela presença de rampas para cadeirantes

Das 27 capitais do país, Vitória é a que tem menos lixo acumulado nas ruas. O índice percentual é de 0,82 e foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (25), com base em dados do Censo 2010.

O resultado que dá a Vitória o título de capital mais limpa do Brasil está no Estudo de Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, que foram coletadas para conhecer a infraestrutura urbana do país. O segundo lugar coube a Florianópolis (SC), que obteve o percentual de 1,69.

A publicação completa está disponível na página do IBGE e relaciona as variáveis territoriais, domiciliares e as características socioeconômicas e demográficas da população.

Liderança na Região Metropolitana

A capital ficou bem classificada ainda entre os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória com a melhor estrutura para a circulação de pessoas em áreas residenciais. A capital em primeiro lugar entre os municípios da Grande Vitória nos itens meio-fio, pavimentação, calçadas, rampas para cadeirantes, iluminação e identificação de logradouros.

O prefeito João Coser comemora os resultados e destaca que os índices alcançados fazem parte de uma serie de ações que tem por objetivo fazer de Vitória uma cidade cada vez melhor. “Temos programas que visam a melhoraria da cidade. Seja por meio da calçada cidadã, da macrodrenagem, tudo é feito para gerar mais qualidade de vida ao cidadão”, frisou.

O prefeito destacou ainda as ações do Programa Terra Mais Igual que leva melhorias para as partes mais periféricas da cidade. “Cada melhoria que fazemos na parte central da cidade, também fazemos nos morros. Essa é a nossa diferença, cuidados de toda a cidade da mesma forma”, explicou.

Setores

Quanto à existência de meio-fio ou guias nas vias públicas próximas às residências, Vitória possui esse item em 89,9% das áreas pesquisadas. O primeiro lugar também está no quesito pavimentação, com 99,2% de asfaltamento ou calçamento nas imediações dos domicílios.

Em relação a calçadas, a capital lidera o ranking dos municípios da Grande Vitória com 83,4% de calçadas nas imediações das residências. Com um índice de 19,9%, Vitória também obteve a melhor colocação no que se refere a mobilidade para pessoas com deficiência pela presença de rampas para cadeirantes em locais próximos às residências.

Outra característica urbana que deu a Vitória o índice de 99,6% é a iluminação pública. Os dados do IBGE revelam que quase todas as áreas residenciais de Vitória possuem postes de iluminação. Em áreas urbanas residenciais, Vitória é o município com a maior quantidade de vias públicas e identificação de ruas, com o índice de 90,5% de placas oficiais ou elemento visível com o nome do logradouro das áreas pesquisadas.


Voltar ao topo da página