Notícias

Vitória inaugura primeira Casa de Acolhimento para jovens usuários de drogas

Publicada em 12/07/2012, às 12h10

Por Luana Amorim, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Fachada do CPTT
O Centro de Prevenção e Tratamento a Toxicômanos (CPTT) avaliará os pacientes que serão encaminhados para a Casa de Acolhida

A partir desta segunda-feira (16), começa a funcionar em Vitória a primeira Casa de Acolhimento Transitório para crianças e adolescentes usuários de drogas.

A casa vai abrigar crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos, que necessitam de cuidados contínuos devido ao uso de crack, álcool e outras drogas, associados à situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo.

Nesta segunda-feira (16), às 9 horas, o prefeito João Coser e o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Reblin, vão apresentar o programa e o fluxo de encaminhamentos no auditório da Escola Técnica de Saúde, na Rua Maria de Lourdes Garcia, nº 474, Ilha de Santa Maria.

A Unidade de Acolhimento vai garantir os direitos de moradia, educação e convivência familiar e social. Os pacientes serão encaminhados para o novo serviço de acordo com a avaliação da equipe do Centro de Prevenção e Tratamento a Toxicômanos (CPTT).

Segundo o secretário de saúde, Luiz Carlos Reblin, os pacientes da unidade de acolhimento serão referenciados pela Rede de Atenção Psicossoacial a Pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. "Os pacientes passam por uma avaliação dos profissionais e, se houver necessidade, serão encaminhados para a Casa de Acolhida".

Apoio federal

Marcos Salles
Ministra do Desenvolvimento Social Denise Campelo assina termo de adesão ao programa Brasil contra o CRACK é possível vencer
A ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, esteve em Vitória para a assinatura do termo de adesão ao programa "Crack, é possível vencer"

A Prefeitura de Vitória assinou nesta quarta-feira (11) um convênio com o governo federal que vai repassar R$ 9,85 milhões até 2014 para ações de prevenção, tratamento e combate ao consumo de drogas.

A Unidade de Acolhimento já é uma das ações que serão custeadas com este recurso. A estrutura e organização do Espírito Santo na prevenção, tratamento e combate ao consumo de drogas foram reconhecidas pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e pela secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, durante assinatura da adesão ao Programa "Crack, é possível vencer".

"Aqui no Espírito Santo temos os principais ingredientes para dar certo. Existe o conceito de que a segurança e a repressão são importantes, mas o olhar da prevenção e tratamento é fundamental para tirar os cidadãos da situação do uso do crack", destacou a ministra Tereza Campello.

Segundo a ministra, entre os oito estados já visitados, apenas no Espírito Santo a equipe do governo federal responsável pelo programa encontrou plenas condições para realizar o plano de trabalho e fazer a pactuação em apenas uma reunião.


Voltar ao topo da página