Notícias

Vitória ganha prêmio nacional em Festival de Turismo em Foz do Iguaçu

Publicada em 15/06/2012, às 10h00

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Parque da Fonte Grande
O Parque da Fonte Grande é uma das áreas verdes que moradores e turistas podem contemplar em Vitória

A cidade de Vitória foi contemplada com o melhor Índice de Competitividade do Turismo Nacional entre as 27 capitais do País na categoria Aspectos Ambientais, durante o 7º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu (FIT), em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A premiação foi realizada durante a Assembleia da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), nesta quarta-feira (13), no Rafain Palace Hotel & Convention Center.

O Índice de Competitividade é definido por meio de um estudo realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) que fornece um diagnóstico do setor, possibilitando uma intervenção planejada nos destinos prioritários para as atividades no País. A escolha das cidades também teve a participação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Sebrae.

O Festival é considerado pelos profissionais da área um dos mais importantes para a divulgação de atrativos turísticos em todo o Mercosul. O FIT Cataratas é focado na geração de negócios e direcionado para agentes de viagem, operadores de turismo, hoteleiros, gestores públicos e guias de turismo.

O evento inova ao permitir e incentivar o acesso de estudantes e pesquisadores de temas ligados aos desenvolvimento e planejamento do turismo e conta com a participação do Conselho Nacional de Turismo e representantes de países da América do Sul. Em um espaço de mais de quatro mil metros quadrados, expositores de todo o País vão mostrar suas inovações, produtos e serviços turísticos.

Oportunidade

Segundo o secretário municipal de Turismo, Antonio Bispo, a premiação chega em um bom momento, justamente quando temas ligados diretamente ao meio ambiente e sustentabilidade são discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro.

O gestor comemora a premiação por ser um reconhecimento da qualidade de vida oferecida em Vitória por parte de organizações de excelência e exigentes quanto às considerações e análise de dados. Segundo Bispo, Vitória é uma cidade bem estruturada, possui uma ampla rede de serviços e significativa área verde proporcional a seu território.

“Ações ligadas ao meio ambiente impactam diretamente no turismo, pois os turistas desejam sempre conhecer lugares preservados com grande área verde e que sirvam bem os moradores. Da mesma maneira, o município deseja atrair visitantes e ter ações concretas para se manter atrativo”, frisou.

Bispo destacou ainda que Vitória é um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil. Na análise, são consideradas questões como atrativos turísticos, infraestrutura geral, aspectos ambientais, sociais e políticas públicas. E ainda, acesso, economia local, cooperação regional, aspectos culturais, capacidade empresarial, serviços e equipamentos turísticos, marketing, promoção do destino e monitoramento.


Voltar ao topo da página