Notícias

Inscrições abertas para oficinas gratuitas no Museu Capixaba do Negro

Publicada em 09/05/2012, às 16h04

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


Andre Sobral
MUCANE
A restauração e a implementação do Mucane contribuem com a iniciativa de revitalização do Centro Histórico de Vitória

O Museu Capixaba do Negro (Mucane), sob administração da Secretaria Municipal de Cultura, está em fase de preparação do espaço (mobiliário, limpeza e organização interna) para ser aberto ao público. A expectativa é que, na segunda quinzena de junho, o Mucane seja reinaugurado oficialmente.

Para a reinauguração, está prevista a exposição fotográfica "Nos Caminhos Afros", constituída de 176 fotografias do acervo da Fundação Pierre Verger, além de oficinas gratuitas de Canto de Matriz Africana, Capoeira, Percussão, Teatro e Danças Populares. As atividades são abertas a participantes de todo o Estado.

Ao todo, serão oferecidas 300 vagas, sendo 60 para cada oficina. A oferta estará disponível em todos os turnos: matutino, vespertino e noturno. As inscrições já poderão ser feitas a partir desta terça-feira (15), na recepção do Museu.

Os interessados deverão apresentar documento de identidade com foto no ato da inscrição. O horário de atendimento será de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 3132-8351.

Tanto a exposição de abertura quanto as oficinas foram definidas pelo Conselho Gestor do Mucane, eleito em outubro do ano passado, e composto por cinco representantes da Prefeitura de Vitória e cinco representantes do movimento negro. O papel do Conselho é discutir e propor uma política cultural para o órgão.

Museu

Entre os objetivos da revitalização do Museu Capixaba do Negro está o de propiciar meios para o desenvolvimento de ações educativas que promovam a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio histórico-arquitetônico da capital capixaba. O Museu passará também a ser um centro estadual de referência à cultura negra.

Andre Sobral
MUCANE
O edifício original foi totalmente restaurado e ainda conta com um novo prédio anexo

"Estamos entregando à Cidade um espaço público com estrutura para resgatar, preservar e difundir a cultura negra capixaba e destacar sua importância no processo político, social e cultural do nosso Estado", destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

A restauração e a implementação do Mucane contribuem ainda com a iniciativa de revitalização do Centro Histórico de Vitória, apresentando o espaço como opção de atividade cultural para escolas e outros grupos organizados.

O edifício original, com 716,00m², foi totalmente restaurado e ainda foi construído um anexo com 717,34m². O novo Mucane está equipado com auditório, biblioteca, área para eventos, museu e mezaninos. O valor da obra foi de R$ 2.900.308,87.

O Museu foi instituído pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Decreto nº 3.527, em 13 de maio de 1993, com a finalidade de reunir, preservar e conservar a história da cultura negra. Em 2007, o prédio foi cedido à Prefeitura de Vitória, que viabilizou recursos municipais e federais para elaboração do espaço.

Serviço
Inscrições para oficinas gratuitas do Mucane
Oficinas oferecidas: Canto de Matriz Africana, Capoeira, Percussão, Teatro e Danças Populares.
Período: de 15/05 a 15/06.
Onde: recepção do Mucane. Avenida República, 119, Centro.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Mais informações: 3132-8351.


Voltar ao topo da página