Acesso rápido:

Prefeitura de Vitória

Secretaria de Comunicação

Publicada em 10/02/2012, às 11h56 | Atualizada em 10/02/2012, às 16h27

Por Alan Rodrigues Costa

Carnaval 2012: escolas do Grupo de Acesso abrem os desfiles no Sambão

Gisele Balla

Escola de Samba Arco-ìris

Bateria da Arco-Íris homenageando o "rei do reggae", Bob Marley

Gisele Balla

Escola de Samba Arco-ìris

Retomando o carnaval, a Arco-Íris mostrou o enredo É proibido proibir"

O clima de festa e nostalgia tomou conta do Sambão do Povo, na noite desta quinta-feira (09), quando teve início o carnaval de Vitória 2012. Neste primeiro dia de desfiles adentraram a passarela as três escolas que compõem o Grupo de Acesso: Arco-Íris, Rosas de Ouro e Tradição Serrana.

A responsável por abrir os desfiles foi a Arco-Íris, escola do Ibes, Vila Velha. Fundada em 1979, a agremiação ficou quase duas décadas longe das apresentações no sambão, tornando o desfile de ontem uma "reestréia" na avenida, e em grande estilo. Com o enredo "É proibido proibir", a escola trouxe 80 ritmistas na bateria, homenageando o "rei do reggae", Bob Marley.

"Parece que foi ontem nossa despedida desse palco, e é com muita ansiedade, e com aquele friozinho na barriga, que a gente se apresenta aqui. Para quem é do samba, quem é Arco-Íris, o que vale é o hoje, e hoje é a nossa entrada na avenida", revelou emocionado o puxador oficial da escola, Betinho do Arco.

A segunda escola a adentrar o sambódromo capixaba foi a Rosas de Ouro, com o enredo "Serra, orgulho do Brasil; quarta cidade que mais cresce no país". Disposta a entrar de vez no Grupo Especial, a agremiação serrana levou muitas cores e demonstrou um capricho especial na ornamentação das alas e fantasias.

A escola foi com tudo para avenida, levando cerca de 800 integrantes e surpreendendo pela beleza das estruturas e pelo entusiasmo dos passistas. Homenageando os pontos turísticos e as peculiaridades do município da Serra, a escola encantou pela sintonia da bateria e pelo colorido que deixou ainda mais bonita a avenida do samba capixaba.

Antônio Luiz Ribeiro

Escola de Samba Rosas de Ouro

A segunda escola a entrar no Sambão foi a Rosas de Ouro

Gisele Balla

Escola de Samba Rosas de Ouro

A escola foi com tudo para avenida, levando cerca de 800 integrantes

O desfile do Grupo de Acesso foi encerrado com a Tradição Serrana, que, apesar de fazer um desfile mais comedido, abordou as agremiações capixabas: "As 13 maravilhas do carnaval capixaba". Isso por conta da quebra de dois carros alegóricos. O mínimo exigido pelo regulamento são três, mas a escola só desceu com o abre-alas.

Ainda assim a escola da Serra não desanimou. Entre os mais empolgados estava a "Dona Eni", coordenadora da tradicional Ala das Baianas. Depois de 20 anos desfilando como baiana, ela assumiu a frente da ala, em 2009, e diz que a emoção continua a de estreante.

"Cada desfile é uma emoção nova, isso que nos faz estar sempre aqui. E nós, baianas da Tradição, não perdemos o pique nunca, por isso desfilaremos nesta sexta e sábado em outras escolas, mas sempre na ala das baianas. A união é pelo carnaval, independente da torcida", revelou dona Eni.

Grupo Especial

Na noite desta sexta-feira (10) começam os desfiles do Grupo Especial. A partir das 22h, cinco escolas prometem sacudir o Sambão do Povo: Andaraí, Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara e Imperatriz do Forte.

Gisele Balla

Escola de SambaTradição Serrana

O desfile do Grupo de Acesso foi encerrado com a Tradição Serrana, que levou para a avenida as 13 agremiações do carnaval capixaba

Antônio Luiz Ribeiro

Escola de Samba Tradição Serrana

As baianas da Tradição Serrana encantaram e chamaram a atenção dos participantes com o colorido da ala

Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br)

Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572

Saiba mais sobre Comunicação.

Voltar para o topo

Outras notícias

Todas as notícias

Voltar para o topo

Mídias institucionais

Canais de comunicação

Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato