Notícias

Esfera metálica na praça do Papa recebe manutenção e novo polimento

Publicada em 22/12/2011, às 14h15 | Atualizada em 09/01/2012, às 16h16

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui


Tadeu Bianconi
Praça do Papa
A esfera metálica fica no centro da Rosa dos Ventos, na praça do Papa

A esfera metálica, que fica no centro da Rosa dos Ventos, na praça do Papa, foi retirada, na manhã do dia 22 de dezembro pela Gerência de Manutenção e Serviço da Prefeitura de Vitória, para que possa ser feita manutenção e um polimento.

A manutenção já estava prevista para ser feita em dezembro e a expectativa é que o trabalho de limpeza e polimento esteja terminado até a primeira quinzena de janeiro.

A praça do Papa foi inaugurada, em 2008, e possui aproximadamente 67.000 metros quadrados. A esfera metálica foi instalada no local em abril de 2008 e é uma obra da arquiteta Angela Gomes.

Outros monumentos

Outros monumentos na praça do Papa é a Cruz Reverente, que comemora a visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991, e foi criado pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo.

Esse símbolo é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a religião católica. Outro marco é a Rosa dos Ventos, que coincide com a posição geográfica da Ilha de Vitória, como Norte de navegação, onde fica localizada a esfera metálica.


Voltar ao topo da página