Notícias

Museu Solar Monjardim aberto nos finais de semana deste mês de dezembro

Publicada em 01/12/2011, às 14h10

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Erlon Boechat
Museu solar Monjardim
O museu tem coleção vasta, eclética e rara e em ótimo estado de conservação

Único museu federal em Vitória vinculado ao Ministério da Cultura, o Solar Monjardim estará aberto nos finais de semana de dezembro.

Turistas e moradores poderão visitar o acervo da edificação, na verdade uma casa que revela aspectos cotidianos de uma família abastada do século 19. O museu é tombado pelo Patrimônio Nacional há 71 anos.

Os visitantes poderão apreciar mensagens natalinas produzidas por alunos de escolas públicas da Região Metropolitana e ainda deixar seus votos de feliz ano-novo que se aproxima.

Um mural foi criado especialmente com a finalidade de expor este material. O museu serve como importante atrativo turístico de Vitória.

A entrada é franca e todas as visitas são guiadas por profissionais do museu. O agendamento de grupos deve ser feito por telefone no número 3223-6609. Durante o ano, a visitação é feita nos finais de semana a partir de consultas, e sempre fica aberto de terça a sexta-feira, das 10 às 16h30. O e-mail do museu é msmeira$4h064+pref.museus.gov.br . O Solar Monjardim é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e serve como atrativo turístico da capital.

Além dos horários habituais, de terça a sexta, das 10 às 16h30, as visitas poderão ser realizadas nos dias 3 e 4, 10 e 11 e 17 e 18 de dezembro, respectivamente, sábados e domingos. Fica localizado na avenida Paulino Müller, em Jucutuquara.

Carlos Antolini
Museu Solar Monjardim
Objetos, costumes, manifestações artísticas e históricas de uma época marcante são representadas pelas peças existentes no museu Solar Monjardim

História capixaba

O museu tem coleção vasta, eclética e rara e em ótimo estado de conservação. Objetos, costumes, manifestações artísticas e históricas de uma época marcante são representadas pelas peças.

O casarão, que hoje abriga o museu, teve sua construção iniciada na década de 1.780 e foi sede da antiga Fazenda Jucutuquara, que abrigava inúmeros bairros da região do maciço central da ilha de Vitória.

Por ser uma referência expressiva da arquitetura rural colonial brasileira, o Museu Solar Monjardim foi tombado como patrimônio nacional em 1940.

Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. É aberto ao público. Serve de educação e atrativo turístico e são testemunhos materiais e imateriais dos povos e seu ambiente.


Voltar ao topo da página