Notícias

Mês da Consciência Negra é comemorado com atividades culturais em Vitória

Publicada em 08/11/2011, às 14h15 | Atualizada em 11/11/2011, às 10h05

Por Ludmila Pecine, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Katler Dettmann


Kadidja Fernandes
Semana da Consciência Negra
Durante a semana, o espaço Odomodê estará voltado para receber as escolas públicas estaduais e municipais da Região de Maruípe

O Mês da Consciência Negra recebe comemorações por todo o país e, na cidade de Vitória, o Núcleo Afro Odomodê prepara uma extensa programação cultural gratuita voltada para os jovens.

Para homenagear o simbolismo da data de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, a programação deste ano conta com feira de produtos e serviços da cultura negra, além de oficinas e apresentações culturais.

A comemoração começou com o projeto "Odomodê para as Escolas", que aconteceu até esta quinta-feira (10). 

Nesta sexta-feira (11), o Núcleo encerra a programação no espaço com o 5º Cortejo Cultural. O evento reunirá jovens das oficinas do Odomodê, escolas da rede pública e grupos culturais em uma festiva caminhada ao som de tambores e percussão pelos bairros Bonfim e da Penha.

Feira

A novidade deste ano é a Feira Criola, que trará cerca de 25 afro-empreendedores do Espírito Santo  para exporem e comercializarem produtos e serviços relacionados com a cultura negra. Durante três dias, de 18 a 20 de novembro, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), o público vai conferir várias opções em artesanato, artes plásticas, moda, culinária, serviços de beleza, entre outros produtos étnicos, que valorizam e divulgam a cultura negra.

A Feira contará também com apresentações de música, com grupos de rap, reggae, dança afro e break dance. A Feira Criola termina no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e festejará também o 5º Aniversário do Núcleo Odomodê. O destaque da noite de encerramento da Feira será o show de forró com Trio Açucena.

A coordenadora do Núcleo, Renata Beatriz, destaca que a celebração do Dia da Consciência Negra é importante para que a sociedade reflita sobre as relações raciais no Brasil. "Por meio da arte e da cultura, queremos estimular o jovem a valorizar e conhecer mais os elementos da cultura negra, importantes para a formação da cidadania e para a promoção da igualdade racial", declara.

Consciência Negra

Kadidja Fernandes
Semana da Consciência Negra
Até esta quinta-feira, o Odomodê vai oferecer várias oficinas, como a de penteado afro, percussão, moda, canto, break e graffiti

A partir da década de 1960, o dia 20 de novembro passou a ser reivindicado como o Dia da Consciência Negra pelo Movimento Negro no Brasil. A data homenageia o dia de morte do líder do Quilombo dos Palmares, conhecido mundialmente como Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela libertação dos negros no país.

A celebração do dia 20 de novembro também substitui o antigo 13 de Maio - dia da abolição da escravatura no país -, anteriormente comemorado. Isso porque, com o revisionismo histórico, hoje compreende-se que a abolição havia sido incompleta.

Assim, o 13 de maio passou a ser uma data de luta e protesto, não de comemoração. Atualmente, não só o 20 de novembro, mas o mês de novembro inteiro tem sido considerado em todo o país referência para a reflexão em torno das relações raciais e da compreensão da população negra como formadora e civilizadora no Brasil. Em muitas cidades do país, a data é,inclusive, instituída feriado municipal.

Núcleo Afro Odomodê
Rua Areobaldo Bandeira, nº 4, Bairro Bonfim Em frente ao estacionamento do Horto de Maruípe Informações pelo telefone 3317-0350

Programação

Feira Criola 

De 18 a 20 denovembro (sexta, sábado e domingo)
Local: Centro deReferência da Juventude
Avenida Vitória, 1.320, Jucutuquara, próximo à Fábrica do Trabalho.

Atrações: 

  • Exposição e comercialização de produtos e serviços relacionadosà cultura afro.
  • Culinária afro especializada
  • Apresentações culturais: Banzo; Manguerê; Kunga Music; Kisili; ResingYoung; Fredone e os MCs; Ultimate B. Boys; Sound System; Motumbaxé.

5º Aniversário do Núcleo Afro Odomodê

Dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
Atração principal: Trio açucena (forró).


Voltar ao topo da página