Notícias

A festa da música independente continua nesta sexta em Vitória

Publicada em 28/10/2011, às 10h00

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


Imagem Divulgação
Tuc Tuc
O curioso nome da banda “Tuc Tuc” foi encontrado em uma referência espontânea de John Lennon à música brasileira

O Festival Música Livre continua no Espaço Saldanha da Gama, nesta sexta-feira (28), a partir das 20h. São mais oito bandas em dois palcos, e ainda DJs, Vjing PixxFluxx, Atari Sound Performance, feira solidária, intervenções literárias e transmissão ao vivo pela internet com cobertura colaborativa.

No palco 1, apresentam-se Mesu Komuro (ES), Tuc Tuc (RJ), Móveis Colonias de Acaju (DF) e
Fepaschoal (ES). Já o palco 2 recebe as seguintes atrações: Volapuque (ES), Ava (RJ), Gustavo Macaco (ES) e Joe Zee (ES).

A banda Tuc Tuc é o resultado de encontros semanais de Cainã Bomilcar (percussão e bateria), André Jungstedt (vocal e baixo) e Guilherme Jungstedt (vocal e guitarra) para uma jam session. Os três chegaram ao formato da banda e a inspiração para compor. A partir daí, foram surgindo as melodias e os arranjos.

O curioso nome “Tuc Tuc” foi encontrado em uma referência espontânea de John Lennon à música brasileira, mas os jovens músicos da banda preferem deixar o significado a ser desvendado ao longo do caminho.

Do Planalto Central

A turma é grande. A festa que faz no palco, também. Excessivo, animado e cheio de sonoridades diversas, o grupo brasiliense Móveis Coloniais de Acaju se firmou no meio musical brasileiro como uma novidade capaz de agradar a vários gostos. Não à toa, a própria banda se definiu como uma absurda "feijoada búlgara". Desde 1998 na estrada, a trupe de músicos lançou três discos, "Idem", "C_mpl_te" e “Adoro Couve”.

Gabriel Coaracy (baterista) comanda o ritmo do Móveis ao lado de André Gonzáles (voz), BC (guitarra), Beto Mejía (flauta transversal), Eduardo Borém (gaita cromática e teclados), Esdras Nogueira (sax barítono), Fábio Pedroza (baixo), Fabrício Ofuji (produção), Paulo Rogério (sax tenor) e Xande Bursztyn (trombone).

Resumir em poucas linhas o Móveis Coloniais de Acaju é uma tarefa das mais difíceis. Descrever a sonoridade e a energia ao vivo do grupo exigiria um espaço considerável. Os ingredientes principais, é possível resumir, seguem combinando ska, rock, jazz swing de orquestra, música brasileira e ritmos do leste europeu.

Além disso, ainda há o lado empreendedor dessa banda-empresa que organiza seu próprio festival, produz e vende seus produtos (camisetas, acessórios, discos) e planeja suas turnês.

Comércio Alternativo

Imagem Divulgação
Móveis Coloniais de Acaju
A empreendedora banda Móveis Coloniais de Acaju organiza seu próprio festival, produz e vende seus produtos (camisetas, acessórios, discos)

O Festival Música Livre inaugura uma ação inédita no Espírito Santo: a utilização de uma moeda própria que vai circular durante os três dias. O Libre! A moeda solidária poderá ser trocada por reais na Casa de Câmbio do Festival até este sábado.

O objetivo é a construção de novas práticas econômicas e sociais baseadas na relação de colaboração e que opera o desenvolvimento local através do comércio justo.

Durante o evento, o Libre! será a única moeda aceita, podendo ser usada para comprar produtos do Bar, da Feira Solidária, da Banquinha Fora do Eixo e também quaisquer outros produtos que estejam a venda durante.

O Festival e o Seminário Música Livre é uma realização da articulação Fora do Eixo ES em parceria com o Sebrae-ES, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço

Festival Música Livre – pensamento, música e liberdade
Quando:
28 e 29 de outubro, início sempre às 20h.
Onde: Espaço Cultural Saldanha da Gama. Avenida Vitória , 320, Forte São João (entrada também pela Avenida Beira-Mar).
Entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 28/10
PALCO 1
Mesu Komuro (ES)
Tuc Tuc (RJ)
Móveis Colonias de Acajú (DF)
Fepaschoal (ES)

PALCO 2
Volapuque (ES)
Ava (RJ)
Gustavo Macaco (ES)
Joe Zee (ES)

Sábado – 29/10
PALCO 1
Acasos Irrisórios (ES)
Ganeshas (RJ)
Black Drawing Chalks (GO)
Valvulla (ES)

PALCO 2
Virtude Periférica (ES)
Tereza (RJ)
Amélia Barretto (ES)
Morto Pela Escola (ES)

+ DJs:
Anne
Jay Gatsby
Mr. Dedus
Abrolhos
+ Playlist Pede Carona 104.7


Voltar ao topo da página