Notícias

Saiba mais sobre a Trilha do Divisor

Publicada em 16/09/2011, às 11h50

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui


O administrador do Parque da Fonte Grande e um dos responsáveis pela logística da Trilha do Divisor, Breno Platais, explica como será o percurso que será inaugurado neste sábado (17), às 8 horas.

O trajeto começa no Vale do Mulembá, local fundamental para cultura e história do povo capixaba. Do Vale é extraído a argila para a confecção das panelas barro de Goiabeiras. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a partir desse ponto, passa a mostrar a evidente conexão entre a preservação ambiental e a proteção histórico-cultural.

Viveiro

A subida é direcionada para o parque Municipal de Tabuazeiro, onde há um importante viveiro de mudas de plantas medicinais da Prefeitura de Vitória, além de 5 hectares de Mata Atlântica preservada.  Nesse ponto da Trilha do Divisor, haverá um ponto de apoio e saída em caso de desistência.

A jornada continua por belos caminhos e é onde pode-se encontrar as propriedades rurais da capital. Os sítios de famílias tradicionais, como os de "Gasparini", estão encravados no maciço central e fazem as pontes urbano-rural, passado-presente, no imaginário.

Cavernas e saguis-de-cara-branca

Seguindo para o parque da Fonte Grande, principal unidade de conservação de floresta ombrófila densa da capital. Nesse ponto, a trilha torna-se mais íngreme, no entanto há pequenos degraus que facilitam a subida.

No parque da Fonte Grande, inúmeras belezas são encontradas, como cavernas, mirantes, saguis-brancos, carcarás, gaviões-pombo-pequeno, lagartos, paus-brasis, jacarandás e camarás cativam a todos. Lá, está o ponto culminante da Ilha da Vitória com 308 metros de altitude, ponto obrigatório para uma fotografia de cada visitante.


Voltar ao topo da página