Notícias

Prestação de Contas: Vitória mantém liderança na criação de empregos formais

Publicada em 14/07/2011, às 17h00

Por Suzana Tatagiba, com edição de Deyvison Longui


Elizabeth Nader
Agência Municipal do Trabalho
A capital capixaba permanece em primeiro lugar na geração de novos empregos com carteira assinada

Neste primeiro semestre de 2011, Vitória manteve sua expressividade no mercado formal de trabalho no contexto metropolitano e estadual. A capital capixaba permanece em primeiro lugar na geração de novos empregos com carteira assinada. De janeiro a maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram abertos na cidade 3.375 novas vagas de emprego.

Segundo pesquisa realizada a partir dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e também informações fornecidas pelo Núcleo de Informação e Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Trabalho e Geranção de Renda (Setger), Vitória tem participação efetiva na recuperação da geração de vagas no período pós-crise, ancorada, principalmente, no desempenho da administração pública e no dinamismo do setor de serviços.

A capital capixaba tem o setor de serviços como seu principal aliado na geração de emprego e renda. Seguindo tendência do cenário nacional, o setor de serviços, na Região Sudeste, vem batendo os recordes de contratação formal. Só de janeiro e a maio deste ano, o saldo positivo de empregos com carteira assinada nesta área ultrapassa a três mil postos formais de trabalho.

Dentro da proposta do Governo Federal de dinamizar a captação de vagas de emprego e o encaminhamento do trabalhador, desde o início do ano, o Sine de Vitória está trabalhando de forma compartilhada com os Sines da Grande Vitória a partir do novo sistema do Ministério do Trabalho em Emprego de acesso às vagas por meio do portal MTE Mais Emprego.

Nesse portal, é possível cadastrar-se como trabalhador ou empregador, oferecer vagas de emprego e consultar as que estão disponíveis no mercado. O cadastro é de âmbito regional e pode ser acessado via web de casa, dos telecentros e também pode ser feito no balcão do Sine, na Agência Municipal do Trabalhador.

Central de Autônomos

Desde 16 de abril, está funcionando, na Agência Municipal do Trabalhador, a Central de Autônomos que tem como atividade intermediar profissionais, pessoas físicas ou jurídicas, para prestação de serviços eventuais em residências ou empresas.

Esses profissionais - microempreendedores e trabalhadores - são cadastrados, gratuitamente, no banco de dados da Central de Serviços Autônomos. Neste banco de dados estão disponibilizados trabalhadores autônomos - sem vínculo empregatício - para prestar qualquer tipo de serviço desde pintura de casas, jardinagem, panfleteiros, até professores particulares.

Até o moimento, o banco de dados da Central já conta com 120 trabalhadores autônomos inscritos e 25 clientes cadastrados. A maioria dos serviços solicitados são na área da construção civil: pedreiro, carpinteiro, eletricista, e bombeiro hidráulico.

NossoCrédito

Também nestes seis primeiros meses do ano, a Setger, por meio do Programa NossoCrédito, numa parceria com o governo do Estado, já emprestou mais de R$ 400 mil a 90 tomadores que utilizam esses recursos para capital de giro e compra de insumos. A maioria dos tomadores são mulheres e a maior parte dos empréstimos, mais de 70%, é para o setor informal. A renda familiar de quem procura o serviço está na faixa de 3 a 6 salários mínimos.

O serviço de acesso ao crédito foi descentralizado este ano. Hoje, além do atendimento na Agência Municipal do Trabalhador, os agentes de crédito também estão fazendo plantões, para passar informações sobre os financiamentos, nos telecentros de Santo Antônio, Estrelinha, Centro da cidade, Jardim da Penha e Maria Ortiz. Também há atendimento na Casa Brasil e no Mercado São Sebastião.

O programa de microcrédito introduziu novidades na sua carteira de clientes. Há 3 meses está atendendo aos profissionais liberais em empréstimo para investimento fixo, ou seja, para compra de material e insumos.

Mercado São Sebastião

O ano de 2011 trouxe um novo espaço multicultural para Vitória. Apostando na mistura artesanato, gastronomia e música, a Setger, numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, transforma o Mercado São Sebastião num espaço multicultural. Desde fevereiro, milhares de capixabas acompanham, nas quintas e sextas feiras, shows de samba, chorinho, jazz e muita música popular brasileira.

Internet gratuita

E, no final do semestre, Vitória é escolhida a quarta capital mais digital do Brasil numa premiação nacional disputada com mais 100 municípios brasileiros. Foram classificadas as cidades que se destacaram em categorias específicas: Acessibilidade, Acesso Público, Cobertura Geográfica e Serviços e Aplicações.

Segundo matéria da Revista Wirelesse Mundi - publicação especializada em mobilidade social -, a Ilha de Vitória impressiona pela sofisticação de seus projetos digitais de inclusão sociodigital.

Samira Gasparini
mercado são sebastião
A Setger, numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, transformou o Mercado São Sebastião num espaço multicultural

No transporte coletivo urbano a partir de um sistema de georreferenciamento que monitora, via satélite, equipamentos GPS instalados nos 400 ônibus da cidade, proporciona ao usuário um acesso mais imediato ao sistema e um maior controle da frota.

Na saúde, o sistema de georreferenciamento é também usado no controle à dengue. Pelo sistema digital informações coletados em campo são transmitidas em tempo real, indicando os principais focos do mosquito transmissor. As informações são processadas para orientar as formas de controle.

Na capital, uma infovia de fibra óptica municipal faz a integração de 210 dos 280 prédios públicos da cidade com um link de 100 Mbps.

Além disso, Vitória também proporciona aos munícipes sinal livre de internet para sete pontos da cidade, entre eles dois bairros, praças, parques, Mercado São Sebastião e o Centro de Referência da Juventude. O município, ainda, mantém 22 telecentros instalados em vários bairros, todos com computadores utilizando software livre.


Voltar ao topo da página