Notícias

Ilha da Trindade retratada em livro com o apoio da Lei Rubem Braga

Publicada em 05/07/2011, às 15h20

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


Imagem divulgação
A fantástica Ilha da Trindade
A motivação para escrever a obra, segundo Willis de Faria, foi a leitura do livro escrito pelo historiador Adepho Polli Monjardim

A Ilha da Trindade, território que pertence ao Espírito Santo desde a época do Império, poderá ser explorada por todos os capixabas através de um livro.

Com patrocínio da Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura, o escritor e servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Willis de Faria lança, nesta quinta-feira (07), a partir das 19h, no Restaurante Deboni's Enseada, A fantástica Ilha da Trindade.

A motivação para escrever a obra, segundo o autor, foi a leitura do livro escrito pelo historiador Adepho Polli Monjardim, O tesouro da Ilha da Trindade, que contava as aventuras do Capitão Knight. Depois, veio a descoberta de que a Ilha pertencia ao Estado do Espírito Santo.

"Em 1985, um grupo de professores da Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo, do Ministério da Marinha, e eu solicitamos ao nosso antigo mestre na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o professor Alberto Stange Junior, então presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, uma carta indicativa para a formação de uma expedição para ir até a Ilha da Trindade, em nome daquela entidade cientifica", rememora Willis de Faria.

Com a carta indicativa, o grupo partiu em busca do desconhecido. E é provável que tenham sido a primeira expedição científica capixaba a pisar na ilha. Faziam parte da aventura dois geógrafos, um biólogo e um engenheiro especialista em fotocinegrafismo.

A visita ao território resultou num movimento de defesa da Ilha da Trindade, que alcançou comoção nacional, com a defesa das ideias dos expedicionários em todas as esferas da federação: Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Executivo Estadual e Municipal.

"O apoio da imprensa foi fundamenta e atingimos o nosso objetivo: a Ilha da Trindade é parte do território do Estado do Espírito Santo, e administrativamente pertence aos domínios territoriais do Município de Vitória, sendo reconhecida oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístiva (IBGE)", orgulha-se o autor.

Após a primeira expedição, passaram-se 26 anos. E, agora, Willis de Faria entrega às mãos dos capixabas um livro para que todos possam se encantar com as histórias, os segredos, os mistérios e as belezas de Trindade. "Os leitores se deleitarão com tudo o que aconteceu desde o seu descobrimento até os dias atuais", complementa.

Serviço
Lançamento do livro A fantástica Ilha da Trindade
Quando:
7 de julho (quinta-feira), a partir das 19h.
Onde: Restaurante Deboni's Enseada, na praça do Papa, Enseada do Suá.
Entrada gratuita.


Voltar ao topo da página