Atalhos de teclado:

Atalhos para serviços

Notícias

Registros de focos de dengue serão em tempo real com utilização de smartphones

Publicada em 10/06/2011, às 14h15


Rafael Paes

computador de mão

O novo sistema facilita o monitoramento dos focos e permite a intensificação das ações em locais onde o risco de proliferação do mosquito é maior

A partir desta segunda-feira (13), os agentes de combate a dengue de Vitória deixam de usar a planilha manual e passam a usar planilha eletrônica nas visitas aos imóveis. O sistema será apresentado às 9 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória.

O novo sistema facilita o monitoramento dos focos e permite a intensificação das ações em locais onde o risco de proliferação do mosquito é maior.

Nos aparelhos (smartphones), os agentes vão registrar os dados encontrados, como número de focos e os depósitos de água existentes. Será transmitido via satélite e chega on-line a uma base com informações do imóvel e focos encontrados.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin, com os dados transmitidos em tempo real será possível monitorar, diariamente, o número de focos e os depósitos predominantes. "Atualmente, realizamos o levantamento quatro vezes ao ano, como preconiza o Ministério da Saúde", afirmou.

Os imóveis serão cadastrados na primeira visita. "Teremos como saber a reincidência nos imóveis e os depósitos predominantes por imóvel e bairro. Além disso, saberemos exatamente de quanto em quanto tempo fazemos inspeção nas residências", explicou o secretário.

Esta é mais uma ação de combate à dengue na capital. Além disso, já é possível identificar as ruas com maior infestação de mosquito adulto, por meio do monitoramento inteligente da dengue. Outra ação é análise virológica do mosquito que permite saber qual o tipo de vírus que circula no município e em quais locais.


Informações à imprensa:

Por Luana Amorim (lamorim@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3233-2943 / 8825-1264

Com edição de Deyvison Longui


Comente esta notícia

Voltar para o topo

Voltar ao topo do site
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000