Notícias

Ceafro promove segundo ciclo de formação para educação etnicorracial

Publicada em 01/06/2011, às 14h15

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


As ações afirmativas, objetivos e resultados são o tema da segunda palestra do ciclo de Formação para Educação Etnicorracial, que será realizada nesta sexta-feira (03), às 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

O tema será apresentado por Ahyas Siss, professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e fundador e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros da universidade.

A entrada é gratuita, mas os interessados devem se inscrever pelo telefone 3135-1035. Autor de vários livros, Ahyas Siss define as ações afirmativas como medidas especiais e temporárias, determinadas pelo Estado, que têm o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas.

Para o professor, as ações afirmativas garantem a igualdade de oportunidades e tratamento e compensam perdas provocadas pela discriminação e marginalização por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero ou outros.

Ahyas Siss é doutor em Educação, mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais. Atua nas áreas de antropologia, educação e sociologia, abordando principalmente diversidade étnico/racial e formação de professores, pluralidade cultural, identidades diaspóricas e multiculturalismo, cidadania e educação, movimentos sociais e educação.

Ciclo de palestras

O ciclo é promovido pela Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), da Secretaria Municipal de Educação (Seme), para aprofundar a discussão sobre as questões etinicorraciais no cotidiano da escola.

A primeira palestra, realizada no dia 13 de maio, lotou o auditório, com o tema História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, apresentado pelo pesquisador Amauri Mendes Pereira, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Candido Mendes,

Até julho, estão programadas outras duas palestras voltadas para professores, pesquisadores e integrantes de movimentos sociais. O ciclo de palestras é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Palestra

Palestrante

Data


Ações Afirmativas

Ahyas Syss

03/06/11


Violência e Relações Raciais

Washington Siqueira

01/07/11


Territórios Quilombolas

Osvaldo Martins Oliveira

29/07/11



Voltar ao topo da página