Notícias

Andada do caranguejo-uçá começa nesta terça com ação integrada entre municípios

Publicada em 06/01/2011, às 15h21 | Atualizada em 14/01/2011, às 12h35

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui


Foto Divulgação
Caranguejo uçá

Começa, nesta terça-feira (18), a época da andada do caranguejo-uçá no manguezal da capital. No período da andada - em que eles saem das tocas para a reprodução - fica proibida a cata do crustáceo.

E, para conscientizar a população, será realizada, nesse dia, uma ação educativa que envolverá as secretarias municipais de Meio Ambiente de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Também participam o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Polícia Ambiental.

O trabalho, chamado de "Ação Integrada", envolverá cerca de oito barcos e vários fiscais e educadores ambientais dessas instituições, saindo às 8 horas da Ilha da Fumaça e percorrendo todo o mangue de Vitória. A fiscalização pelos órgãos municipais, estaduais e federais será continua.

Diferentemente do defeso, que a proibição é contínua durante todo o mês, na andada a proibição de cata se restringe aos seguintes períodos: 18 a 24/01, 17 a 23/02, 18 a 24/03 e 17 a 23/04. As multas por capturar ou comercializar caranguejos-uçá vão de R$ 700 a R$ 100 mil.

Educação ambiental

Em Vitória, educadores ambientais já estão realizando ações educativas com as comunidades e escolas. E como forma de mostrar a importância do crustáceo para a culinária e cultura capixabas e para a necessidade de preservação, tanto na andada como na época do defeso (quando ocorre a troca da carapaça do caranguejo), está no Museu da Ilha das Caieiras a exposição "Manguezal: Múltiplos Olhares".


Voltar ao topo da página