Notícias

Cultura da paz reúne estudantes de Vitória e jovens de 11 países na Poligonal 1

Publicada em 06/01/2011, às 10h00 | Atualizada em 07/01/2011, às 16h20

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Intercâmbio cultural na EMEF Tancredo de Almeida Neves - estudantes estrangeiros
As atividades envolvem as famílias dos estudantes participantes da colônia de férias, que têm 11 anos de idade e são moradores dos bairros envolvidos

Essas férias serão bem diferentes para 45 alunos de sete escolas de Vitória. Até o próximo dia 21, eles vão participar, lado a lado com 32 jovens voluntários de 11 países, de ações de conscientização ambiental e de promoção da cultura da paz na Poligonal 1, do Projeto Terra Mais Igual.

Por meio de gestos, sorrisos e muita vontade de se comunicar, estudantes e voluntários estão participando de atividades lúdicas, como brincadeiras populares típicas de cada país, promovendo valores como o respeito às diferenças culturais, a autoestima e o pertencimento ao bairro.

O grupo também vai percorrer os bairros São Benedito, da Penha, Itararé, Engenharia, Bonfim, Consolação, Jaburu e Floresta - que formam a Poligonal 1 -, interagindo com as famílias e levando educação ambiental com foco no lixo. Tradutores, também voluntários, participam das ações.

A colônia acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados, das 8 às 12 horas, as atividades envolvem as famílias dos estudantes participantes da colônia de férias, que têm 11 anos de idade e são moradores dos bairros envolvidos no projeto.

Projeto

Essa colônia de férias diferenciada foi proposta pelo Fórum Bem Maior, formado por moradores da Poligonal, e pelo Ateliê de Ideias, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que atua nas comunidades.

Marcos Salles
Intercâmbio cultural na EMEF Tancredo de Almeida Neves - estudantes estrangeiros
Os voluntários são membros do CISV, de países como Egito, Canadá, Finlândia, Suécia, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Argentina e Colômbia

As ações voltadas para a questão ambiental (com foco no lixo) e para a paz foram definidas após um trabalho, realizado em 2008, de resgate da história dos bairros e de levantamento das necessidades dos moradores.

A ideia foi encampada pela Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Serviços e o Projeto Terra Mais Igual. E ganhou o apoio do CISV, uma comunidade internacional de voluntários, sem fins lucrativos, que visa formar cidadãos participativos.

Os voluntários são membros do CISV, de países como Egito, Canadá, Finlândia, Suécia, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Argentina e Colômbia, e vieram ao Brasil apenas para atuarem nesse projeto.

Entre eles há estudantes e profissionais, entre 19 e 40 anos de idade. Eles estão alojados no Colégio Darwin, também parceiro no projeto.


Voltar ao topo da página