Notícias

Mutirão de limpeza visita cerca de 200 famílias em Jaburu no 1º dia de ação

Publicada em 05/01/2011, às 15h53

Por Denise Gonring, com edição de Deyvison Longui


Thalles Waichert
Mutirão do Bem no Jaburu - Projeto Ecos do Bem/Fórum Bem Maior - mutirão de limpeza
Cerca de 200 famílias foram visitadas no primeiro dia de mutirão de limpeza

Cerca de 200 pessoas entre moradores, voluntários de entidades parceiras e estudantes de 11 países participaram, na manhã desta quarta-feira (05), no mirante de Jaburu, do café comunitário que marcou a abertura do "Mutirão do Bem - Valorizando o lugar que vivemos", conjunto de ações de ações de educação ambiental que o Projeto Ecos do Bem/Fórum Bem Maior/Ateliê de Idéias realiza nos bairros e comunidades da Poligonal 1.

Em seguida, 30 equipes deram início à abordagem dos moradores do entorno do mirante até a avenida Leitão da Silva. A coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário da Associação Ateliê de Ideias, Denise Biscotto, estima que cerca de 200 famílias foram visitadas nesse primeiro dia de mutirão.

As ações de educação ambiental visam conscientizar os moradores da região, também conhecida como Território do Bem, a darem tratamento e destino adequados ao lixo, evitando assim o acúmulo em pontos sujos e viciados que se espalham pela poligonal.

Além dos moradores, o mutirão reúne parceiros como os agentes de saúde e ambientais da Prfeitura, técnicos das secretarias municipais e do programa Terra Mais Igual, representantes do Comitê de Voluntários do Banco do Brasil e das Organizações Não-Governamental Moradia e Cidade dos Empregados da Caixa e A Ponte, além de  31 estutandes do Cisv de 11 países, que se encontram em Vitória, e de estudantes de Arquitetura da Ufes.

As ações ambientais prosseguem nesta quinta-feira (06) em Jaburu e, até o próximo dia 20 de janeiro, em outros bairros da Poligonal: dias 7 e 10, em Floresta; 11, em Consolação; 12 e 13, em Itararé e Engenharia; 14, no Bairro da Penha; 17, em Bonfim; e 18 e 19, em São Benedito. A meta dos organizadores é visitar duas mil moradias.

A ação acontece em diversas frentes englobando a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços, Saúde e Educação, além do Programa Terra Mais Igual.


Voltar ao topo da página